/

Morreu a deputada britânica atacada na rua

Yui Mok / PA / EPA

Jo Cox, deputada trabalhista do Parlamento inglês

Morreu a deputada trabalhista Jo Cox, que foi atingida a tiro e esfaqueada em Birstall, na província de Yorkshire, no norte do Reino Unido.

A chefe da polícia local, Dee Collins, anunciou numa conferência de imprensa que a deputada foi declarada morta no local pelos paramédicos.

Um homem de 77 anos também ficou ferido.

Dee Collins confirmou que um indivíduo foi detido, mas não deu mais informações sobre os motivos da detenção.

A deputada trabalhista, de 41 anos, foi baleada e esfaqueada esta quinta-feira em Birstall, perto de Leeds. A informações iniciais davam conta que teria sido transportada para o hospital em estado crítico.

Jo Cox era deputada do Partido Trabalhista no Parlamento britânico, onde representava o distrito eleitoral de Batley and Spen, e defendia a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

Os media britânicos citam testemunhas no local que afirmam que o agressor gritou “Britain First!” (“Grã-Bretanha primeiro!”) durante e depois do ataque.

O ataque aconteceu por volta das 13h perto da Biblioteca de Birstall, na Market Street. Num comunicado emitido ao início da tarde, a polícia de West Yorkshire anunciou que um homem de 52 anos foi detido no local.

Governo português condena “brutal assassinato” da deputada Jo Cox

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, condenou hoje em declarações à Lusa, em nome do Governo, o “brutal assassinato” da deputada britânica Jo Cox, e referiu-se a “um dia muito triste” para Portugal.

“Queria lamentar em nome do Governo e em meu próprio nome o brutal assassinato da deputada inglesa Jo Cox e acrescentar a solidariedade ao parlamento britânico e ao povo britânico e também ao Partido Trabalhista de que era membro”, referiu numa declaração por telefone.

“É um incidente absolutamente lamentável e condenável, visto que o debate político democrático é um debate pacífico por natureza e a senhora deputada estava a cumprir não só o direto como o dever de defender as suas ideais e informar os seus constituintes”, acrescentou.

“É um dia muito triste também para Portugal, que é um país amigo e aliado do Reino Unido há muitos séculos”, frisou ainda o chefe da diplomacia portuguesa.

Eurogrupo faz um minuto de silêncio por deputada britânica assassinada

Os ministros da Economia e Finanças da zona Euro fizeram hoje um minuto de silêncio em memória da deputada trabalhista britânica pró-europeia Jo Cox, falecida horas após ter sido baleada numa ação de campanha no norte de Inglaterra.

“Estou emocionado com a trágica morte da deputada britânica pró-UE Jo Cox. Um minuto de silêncio no Eurogrupo”, disse o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

“Triste e horrorizado com a notícia de que Jo Cox morreu. Simplesmente sinto que é tão injusto e errado… Os meus pensamentos e orações estão com a família”, disse o ministro finlandês com a mesma pasta, Alexander Stubb, também no Twitter.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que se encontra de visita à Rússia, declarou-se hoje comovido após o ataque e expressou o seu apoio à família da vítima.

“Estou profundamente comovido com as notícias do terrível ataque contra a deputada Jo Cox. Os meus pensamentos e orações vão para o seu marido e os seus filhos”, disse Juncker igualmente no Twitter.

Também o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, expressou “profunda tristeza” pelo assassínio de Jo Cox, declarando, no Twitter: “Através dela, o nosso ideal democrático foi atingido”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.