Morreu, com 90 anos, o jornal oficial do PC italiano

1

d.r. ilfattoquotidiano.it

-

Cerca de 90 anos após a sua fundação, o histórico jornal italiano L’Unità, durante décadas o órgão oficial do Partido Comunista italiano, suspendeu hoje em definitivo a sua publicação devido à falência do grupo editorial.

“Após três meses de luta, apesar de tudo conseguiram: mataram o L’Unità”, lamentava na quarta-feira o comité de redação do L’Unità, no site do jornal.

No mesmo dia, numa edição com 16 páginas, em branco em sinal de protesto, o jornal também reproduzia em manchete: “Eles mataram o L’Unità“.

Os diversos acionistas da sociedade editorial, também em processo de liquidação, não conseguiram chegar a acordo sobre um novo plano financeiro destinado a relançar um jornal fundado em 12 de fevereiro de 1924 por Antonio Gramsci, um das figuras emblemáticas do comunismo italiano.

Devido à ausência de acordo, cerca de 80 jornalistas e funcionários do jornal, sem salário há três meses, encontram-se desde hoje no desemprego.

/Lusa

1 Comment

  1. Todos os jornais assumidamente deste ou daquele partido, deveriam desaparecer (sobre um golpe de varinha mágica) do mapa jornalístico, pois tudo aquilo que escrevem é deturpado pelo fanatismo ideológico do partido que representam. Fora com eles!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.