/

Moreira da Silva ganha OCDE (e Passos perde o número dois)

PSD / Flickr

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva

Jorge Moreira da Silva vai deixar os lugares de vice-presidente do PSD e de deputado na Assembleia da República. O ex-ministro do Ambiente vai ocupar um cargo na OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

A notícia é avançada pelo semanário Expresso na sua edição deste sábado.

De acordo com o jornal, Moreira da Silva foi nomeado director-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE, o que o obriga a abandonar os cargos políticos que desempenha em Portugal.

A decisão, segundo a mesma fonte, terá sido tomada há cerca de duas semanas e vai levar o social-democrata a mudar-se para Paris.

A candidatura de Moreira da Silva à OCDE teve o apoio de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, e contou com as movimentações diplomáticas do embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, que representa Portugal na Organização, conforme destaca o Expresso.

Moreira da Silva refere no semanário que está muito “satisfeito com o resultado e com a possibilidade de voltar a participar activamente, a nível internacional, nas políticas de desenvolvimento e cooperação, protecção ambiental e combate à pobreza” depois de um processo de nomeação que classifica como “longo, exigente e muito competitivo”.

Havia 200 candidatos ao cargo, num processo que se prolongou por 10 meses, segundo o Expresso.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.