/

Monumental Tanaka dá vitória ao Sporting em Braga

Sporting, Adrien

Um grande golo do japonês Tanaka, de livre direto, no último lance do jogo, deu hoje um importante e suado triunfo ao Sporting em Braga, por 1-0, na 16.ª jornada da Primeira Liga.

Quanto tudo se encaminhava para o jogo terminar empatado, Tanaka foi derrubado por Matheus fora da área, aos 90+3 minutos: o japonês, que tinha entrado aos 79 minutos, converteu o livre de direto de forma perfeita, de pé esquerdo, e desfez o nulo (90+5).

São três pontos preciosos que permitem ao Sporting isolar-se na terceira posição e ficar com cinco pontos de vantagem sobre o Braga, que continua na quinta posição, atrás do rival de Guimarães.

Foi uma partida equilibrada e emotiva, com as duas equipas a repartirem fases de ascendência, tendo Matheus sido essencial no início da segunda parte, período mais forte dos leões em todo o jogo, com três intervenções de grande nível a segurarem a equipa da casa.

O Braga nunca desistiu de disputar o triunfo e também teve as suas oportunidades, mas o nível de eficácia esteve muito longe do demonstrado na quarta-feira, em que goleou o Belenenses por 7-1, para a Taça de Portugal.

Na primeira parte, destaque para uma boa defesa de Matheus (30), a remate de Nani, e outra de Rui Patrício (41), opondo-se a Rafa.

Logo no início da segunda parte, grande oportunidade para o Braga. Um erro de Maurício permitiu que o extremo colombiano Pardo fugisse e rematasse em arco, com o pé esquerdo, para grande defesa de Rui Patrício (46).

Este lance foi a exceção nos primeiros 15 minutos muito fortes do Sporting neste período, em que a equipa de Alvalade desperdiçou quatro grandes oportunidades para marcar, três delas por João Mário.

As duas primeiras sucederam-se no mesmo minuto (48), de cabeça, primeiro, e com um remate à meia-volta depois, ambas paradas por Matheus.

A terceira foi a mais flagrante, com o médio a falhar de forma incrível a recarga a uma defesa incompleta de Matheus após um remate de longe de Montero (56).

Dois minutos depois, aproveitando o muito espaço concedido pela defesa bracarense, Carrillo ficou a centímetros do golo, acertando no poste, antes de Montero, de cabeça, após outro grande trabalho do extremo peruano pela direita, obrigar Matheus a nova grande defesa (59).

O Braga saiu ileso desta avalancha ofensiva dos verde-e-brancos e foi equilibrando a contenda, tendo ficado perto do golo, por Pedro Tiba, após um desentendimento entre Maurício e Jefferson, e por Ruben Micael, que rematou muito por cima, após boa assistência de Pardo (75).

À entrada dos últimos dez minutos do jogo, os treinadores fizeram as primeiras alterações, Sérgio Conceição trocou Pardo e Rafa por Salvador Agra e Pedro Santos.

Por seu lado, Marco Silva trocou Montero e Adrien por Tanaka e Carlos Mané. E foi mais feliz, porque o japonês decidiu o jogo.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.