/

Montserrat Caballé acusada de fuga ao Fisco

Comunidad de Madrid / Flickr

A soprano catalã Montserrat Caballé

A soprano catalã Montserrat Caballé

A cantora de ópera Montserrat Caballé foi acusada por um tribunal de Barcelona por fraude fiscal. Em causa estão cerca de 500 mil euros que não foram declarados pela soprano em 2010.

De acordo com um documento de um tribunal revelado esta terça-feira, os procuradores espanhois acusam Montserrat Caballé, de 81 anos, de evasão fiscal num caso que envolve pagamentos de cerca de meio milhão de euros por concertos internacionais e gravações que Montserrat Caballé realizou em vários países no ano de 2010.

O valor foi recebido através de uma empresa sedeada em Andorra, com uma conta num banco no principado, e o valor não foi declarado ao Tesouro espanhol. Os procuradores acrescentam ainda que a cantora vivia habitualmente em Barcelona, a sua cidade natal, embora declarasse residência em Andorra.

De acordo com a agência EFE, que cita fontes judiciais, Montserrat foi chamada a depor a 9 de maio. A soprano catalã ainda não comentou a acusação.

A Espanha tem vindo a reprimir a fuga ao Fisco, numa tentativa de controlar um grande déficit fiscal resultante da crise económica prolongada.

O caso da princesa Cristina, filha mais nova do rei Juan Carlos, e do jogador Lionel Messi, um dos atletas mais bem pagos do mundo, são algumas das investigações de fraude fiscal com maior destaque na Espanha.

A soprano Montserrat Caballé, uma das grandes estrelas da ópera contemporânea, participou em colaborações célebres, como o álbum Barcelona, com Freddie Mercury, e com o tenor Luciano Pavarotti.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.