MNE italiano convidado a formar Governo depois da saída de Renzi

UN Geneva / Flickr

Paolo Gentiloni, o novo Primeiro-Ministro de Itália (ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros)

Paolo Gentiloni, o novo Primeiro-Ministro de Itália (ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros)

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, Paolo Gentiloni, foi convidado este domingo pelo Presidente italiano, Sergio Mattarella, a formar Governo, sucedendo a Matteo Renzi.

Mattarella “recebeu esta manhã, no Palácio de Quirinale, Paolo Gentiloni, ao qual conferiu o encargo de formar o novo Governo. Gentilone aceitou”, anunciou o secretário-geral da República italiana, Ugo Zampetti.

O novo Governo deverá organizar as próximas eleições, que devem ocorrer em fevereiro de 2018, anunciou a Presidência.

Paolo Gentiloni, de 62 anos, é visto como um aliado próximo de Renzi, mas agora tem de montar a sua própria equipa e estratégia de governo, que devem ser submetidas a um voto de confiança do Parlamento, provavelmente na próxima quarta-feira.

O Presidente Mattarella havia prometido, no sábado, movimentar-se rapidamente para preencher o vazio criado pela saída de Renzi, dizendo que o país precisa urgentemente de uma nova administração para lidar com uma série de problemas.

O principal deles é uma crise iminente no setor bancário, além dos esforços de socorro em andamento após uma série de terramotos entre agosto e outubro no país.

Os italianos rejeitaram no passado domingo, com 59,95% dos votos, a reforma constitucional proposta pelo primeiro-ministro, Matteo Renzi, que se demitiu na quarta-feira, após a aprovação do orçamento de Estado para 2017 pelo parlamento.

Segundo Renzi, a reforma pretendia modernizar o país, reduzir os custos da política, agilizar o processo legislativo e facilitar a estabilidade.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.