/

Misterioso buraco da Serra da Estrela foi fotografado com neve (e é deslumbrante)

5

Daniel Alvez, Hélder Tavares / Probilder

Buraco da barragem do Covão dos Conchos

Buraco da barragem do Covão dos Conchos

A barragem do Covão dos Conchos, no alto da Serra da Estrela, está coberta de neve – e o misterioso buraco provocado por um dos seus túneis foi agora fotografado vestido de branco.

Há cerca de duas semanas, um vídeo captado por Daniel Alvez e Hélder Tavares, colaboradores da Probilder, uma jovem empresa de fotografia aérea, revelou um dos segredos mais bem escondidos da Serra da Estrela.

Esta terça-feira, após o nevão dos últimos dias, os dois fotógrafos regressaram ao local, e encontraram uma paisagem deslumbrante. As baixas temperaturas e o nevão do fim de semana deixaram a lagoa dos Conchos congelada e rodeada de branco.

Após uma “caminhada de cinco quilómetros, que dura quase uma hora a pé, entre a lagoa Comprida e a lagoa dos Conchos”, os dois fotógrafos encontraram a água que corre para o buraco quase gelada, explicou Hélder Tavares ao Observador,

“A Lagoa dos Conchos estava mesmo coberta por uma película de gelo e a vegetação em redor coberta de gelo e neve”, conta.

Segundo o blog Viagens à Solta, o inverno é provavelmente a melhor altura para fazer este percurso pedestre, que termina “numa das lagoas mais surpreendentes da Serra da Estrela”.

As imagens originais do buraco de Covão dos Conchos foram captadas “quase por acaso”, num passeio à descoberta pela Serra da Estrela que Daniel Alvez, Hélder Tavares e Tiago Rodrigues, também da Probilder, fizeram há duas semanas.

Numa zona de difícil acesso da barragem, Tiago Rodrigues decidiu lançar um drone sobre o local – e o aparelho voltou com imagens da entrada de um dos túneis da barragem, um “estranho sumidouro” que cria a ilusão de que o local está furado.

Construído em 1955, o túnel é responsável pelo desvio de águas da Ribeira das Naves até à albufeira da Lagoa Comprida, e tem mais de 1500 metros de comprimento. A barragem faz parte da central eléctrica do Sabugueiro, no Poço Negro.

As imagens foram divulgadas no YouTube pela Probilder, empresa especializada em fotografia radical e vídeo aéreo. Reveja-as abaixo, na altura com o misterioso buraco ainda sem neve.

ZAP

5 Comments

  1. Ou não fora Portugal, actualmente, tal como o resto do mundo, um deslumbrante buraco, tal como parece, muito difícil de tapar.

  2. Este buraco é bonito mas em Portugal temos muitos outros buracos fantásticos pela dimensão que assumem. E é tudo obra de mãos humanas… bem untadas! Será Portugal todo ele um buraco?

  3. Qual é o mistério? Se este buraco é misterioso, então os automóveis, os aviões, a televisão e os telemóveis devem ser coisas de outro mundo. Será que já não há livros de geologia à venda?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.