/

Misteriosa bola de fogo nos céus da Tailândia era afinal lixo espacial

A bola de fogo que tanto espantou e entusiasmou os tailandeses na segunda-feira de manhã não terá, afinal, nada de transcendente. O misterioso evento que tanto deu que falar nas redes sociais não passará de lixo espacial.

O vídeo publicado acima ilustra o momento em que a tal bola de fogo invadiu o céu de Banguecoque, a capital da Tailândia, um pouco antes das 9h da manhã desta segunda-feira.

O mesmo fenómeno extraordinário foi captado pelas câmaras de vários condutores que se deslocavam para o trabalho em outras estradas do país.

O caso originou muito burburinho e especulações, nomeadamente de que seria um meteorito a arder na atmosfera terrestre, mas o Planetário de Banguecoque anunciou que não há informações sobre a aterragem de qualquer meteorito à hora do evento.

A imprensa tailandesa afiança que o mais provável é que a bola de fogo tenha sido causada pela queda de lixo espacial. Os astrónomos do país teriam previsto que o objecto Flock 1B-11 número 40459U queimaria na atmosfera terrestre mais ou menos à mesma hora.

Há milhares de detritos espaciais, isto é, vestígios de objectos humanos como partes e dejectos de naves espaciais e componentes de satélites, que se encontram em órbita em torno da Terra e que entram, anualmente, na atmosfera terrestre. A maioria deles queima à entrada na atmosfera, mas têm o potencial para causarem acidentes graves. Felizmente, não foi o caso desta vez.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.