//

Ministro espanhol critica obsessão da Comissão Europeia com o défice

1

La Moncloa / Flickr

O ministro das Finanças espanhol, Cristóbal Montoro

O ministro das Finanças espanhol, Cristóbal Montoro

O ministro das Finanças e Administrações Públicas de Espanha, Cristóbal Montoro, criticou hoje a fixação da Comissão Europeia com os objetivos do défice, contrapondo que se deveria concentrar mais em estimular as economias débeis da Zona Euro.

“Falam sempre de objetivos sem considerar o contexto geral”, disse Montoro, em entrevista concedida ao The Wall Street Journal.

“Não se trata de cumprir os objetivos. Trata-se de construir a União Europeia e precisamos de crescimento económico para isso”, adiantou Cristóbal Montoro.

As declarações de Montoro foram feitas depois de o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, ter anunciado na segunda-feira que a Comissão Europeia tencionava analisar no dia seguinte o orçamento de Espanha para 2016, avançando que a opinião do executivo comunitário deveria ser negativa.

Moscovici explicou que, com o orçamento apresentado, Espanha corria o risco de não cumprir os objetivos marcados por Bruxelas de redução do défice para 2015 e 2016.

Porém, a Comissão optou por adiar a divulgação da sua opinião sobre o projeto de orçamento de Espanha, decisão que foi tomada pelo seu próprio presidente, Jean-Claude Juncker.

O executivo de Madrid garantiu que vai cumprir a meta de redução do défice dos 5,7% registados em 2014 para 4,2% em 2015 e 2,8% em 2016.

O ministro Montoro insistiu neste sentido que Espanha vai alcançar o objetivo: “Pedem-me que faça os trabalhos de casa, e faço-os; não sei por que têm de se meter sempre com o meu orçamento“.

Acrescentou inclusive que “é sempre a mesma coisa todos os anos e nunca acertam”.

O titular das Finanças considerou que a Comissão deveria aceitar que a descida dos impostos, como as recentemente decididas em Espanha, podem ajudar a impulsionar a atividade económica e as receitas fiscais e que os aumentos de impostos não têm apenas como resultado aumentar a receita fiscal.

Como exemplo, Montoro recordou que a Comissão obrigou a Espanha a aumentar a taxa do IVA de 18% para 21% em 2012 e a retirar vários bens e serviços de uma lista de produtos taxados a um valor inferior.

Na sua opinião, “isto não foi bom para a economia”, uma vez que “causou uma queda do consumo”, criticando que mesmo assim “continuam a pedir a aplicação da taxa máxima a mais produtos”.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.