Ministro de Goa quer criar centro para tornar homossexuais “normais”

Banitsa / Flickr

-

Um ministro do estado indiano de Goa anunciou que vai criar um centro similar ao dos Alcoólicos Anónimos para “tratar” jovens da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) com o objetivo de os tornar “normais”.

Os jovens vão ser “treinados” e receber medicação durante o alegado tratamento no centro, disse esta segunda-feira o ministro do Desporto e Juventude do estado ocidental de Goa, Ramesh Tawadkar, pertencente ao BJP, partido do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, informou a imprensa local citada pela agência Efe.

Tawadkar acrescentou que as autoridades vão levar a cabo “um inquérito detalhado para que os problemas da comunidade LGBT possam ser tratados”, em declarações reproduzidas no canal NDTV.

O ativista e organizador do festival gay Nigah Queer, Gautam Bhan, disse à Efe que o anúncio era “infeliz e sem nenhum rigor científico“.

Classificar a homossexualidade como uma doença vai contra a visão das instituições indianas, como a Sociedade de Psiquiatria da Índia, argumentou Bhan.

“Esperamos mais de um Governo que fala tanto sobre uma Índia nova e moderna, a qual não pode ser alcançada sem o respeito básico de todos os cidadãos”, criticou o ativista.

Em dezembro de 2013 a Índia declarou ilegais as relações entre homossexuais, quatro anos depois de as mesmas terem sido despenalizadas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.