Ministro da Justiça da Holanda demite-se por mentir no Parlamento

1

Wouter Engler / Wikimedia

Ex-ministro da Justiça da Holanda, Ivo Opstelten

O ministro da Justiça da Holanda, Ivo Opstelten, deixou o cargo, anunciando não ter condições para continuar, depois de ter mentido no Parlamento, no âmbito da devolução, por parte do Estado, de dinheiro que tinha sido confiscado a um barão de droga.

A par do ministro, também o secretário de Estado da Justiça, Fred Teeven, se demitiu.

Revelações feitas nesta segunda-feira, no âmbito de um processo de investigação iniciado em 2001 ao barão de droga Cees Helman, denunciam que o ministro e o secretário de Estado deram informações erradas sobre o caso, quando foram ouvidos no Parlamento.

Os bens do barão de droga foram confiscados pelo Estado holandês no decurso da investigação, mas acabaram por lhe ser devolvidos, uma vez que o Ministério Público do país não conseguiu comprovar a proveniência ilícita do dinheiro, avança a imprensa holandesa.

Em causa estão 4,7 milhões de euros, verba que terá sido devolvida ao barão de droga sem qualquer intervenção do Fisco holandês.

No Parlamento, Ivo Opstelten e Fred Teeven mentiram sobre o montante em causa, falando em apenas 2 milhões de euros, e alegaram que os documentos sobre o caso se tinham transviado – dados que acabaram por se revelar falsos.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.