Ministro convoca ucranianos para nova Guarda Nacional

Leonid Logvinenko / Flickr

Arsen Avakov, ministro do Interior da Ucrânia

Arsen Avakov, ministro do Interior da Ucrânia

O ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, fez esta quinta-feira uma convocatória para a Guarda Nacional, uma nova força policial militarizada, a qual deverá ser criada hoje pelo Parlamento da Ucrânia.

“Cerca de 20 mil ucranianos poderão formar, em breve, a reserva especial da Guarda Nacional preparando-se para cumprir as tarefas de defesa da paz e estabilidade no país”, escreveu Arsen Avakov, no seu perfil do Facebook.

Segundo o ministro, aproximadamente 50 mil ucranianos já se mostraram dispostos a integrar as fileiras da Guarda Nacional, cuja instrução terá início na manhã de sexta-feira.

“A criação da Guarda Nacional da Ucrânia é um passo muito importante para o país como resposta às tentativas externas para desestabilizar a situação”, apontou o responsável, em referência à intervenção russa na república autónoma da Crimeia.

O Presidente interino da Ucrânia, Olexandre Turchinov, ordenou, na terça-feira, a criação da Guarda Nacional no quadro da escalada de tensão entre Kiev e Moscovo devido à situação na Crimeia.

O parlamento da Crimeia aprovou, na terça-feira, uma declaração de independência face à Ucrânia, passo prévio ao referendo de domingo para permitir a sua anexação à Rússia, um plebiscito considerado “ilegal” por Kiev e por parte da comunidade internacional.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.