Ministro australiano pede desculpas por piada sobre subida do nível das águas

1

d.r. news.com.au

O ministro da Imigração australiano, Peter Dutton

O ministro da Imigração australiano, Peter Dutton

O ministro da Imigração australiano pediu hoje desculpas por ter feito uma piada sobre a subida do nível das águas que ameaça os estados insulares do Pacífico, que foi captada por um microfone e tem sido objeto de críticas.

“Eu devia ter percebido que havia um microfone, mas não foi o caso”, disse Peter Dutton à Sky News.

“Mas eu cometi um erro. Eu apresento as minhas desculpas a todos aqueles que se possam sentir ofendidos. Foi uma conversa animada com o primeiro-ministro e eu não queria atacar ninguém”, continuou.

Peter Dutton fez o comentário que originou a polémica na sexta-feira durante uma conversa com o primeiro-ministro, Tony Abbott, acabado de voltar do Fórum das Ilhas do Pacífico na capital da Papua Nova Guiné, em Port Moresby.

Como o evento onde estavam parecia estar atrasado, Dutton fez menção ao “tempo de Cape York”, uma referência a uma área indígena remota no nordeste da Austrália e referida pelo Sydney Morning Herald como resultado de uma “visão estereotipada” da “abordagem fluída” do tempo por esta minoria.

O primeiro-ministro reagiu ao comentário, afirmando que também “tivemos um pouco disso em Port Moresby”.

O tempo não significa nada quando tens a água prestes a chegar à tua porta“, disse Peter Dutton, com um sorriso nos lábios.

Nas imagens difundidas pelas televisões presentes no local para a cobertura do evento, vê-se o primeiro-ministro a rir, enquanto o ministro dos Assuntos Sociais, Scott Morrison, os avisa que um microfone registou a cena.

Durante a reunião dos 16 países membros do Fórum das Ilhas do Pacífico, os pequenos países insulares não conseguiram convencer a Austrália e Nova Zelândia a limitar o aquecimento global médio a 1,5 graus celsius em relação aos níveis pré-Revolução Industrial, em vez da atual meta de estabelecida em 2 graus celsius em relação ao valor registado antes da era industrial.

O primeiro-ministro da Papua Nova Guiné, Peter O’Neill, considerou as palavras de Dutton “infelizes”.

“A subida do nível da água é um assunto que afeta milhares de pessoas no Pacífico”, disse em comunicado.

“Os habitantes do Pacífico não são responsáveis pelo aquecimento climático, mas sofrem com ele“, acrescentou.

O líder da oposição trabalhista australiana, Bill Shorten, fez eco das recentes palavras do Presidente norte-americano Barack Obama, ao afirmar que “um líder que considera as alterações climáticas como uma piada não é digno de ser líder”.

Tony Abbott saiu em defesa de Dutton, apontando que o seu ministro passou a semana a elaborar planos para reinstalar 12.000 refugiados do Médio Oriente.

“Se há alguma coisa que deve ser lembrado sobre a semana de Peter Dutton é que esta foi a semana em que ele arquitetou o plano para trazer quase 12.000 pessoas com necessidades para este país”, afirmou Abbott em Canberra.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.