/

Suspeito do atentado de Berlim é um refugiado (mas pode ser o homem errado)

2

Michael Kappeler / EPA

-

A polícia de Berlim anunciou que está a tratar como “atentado terrorista” o caso do camião que irrompeu contra uma multidão num mercado de natal da capital alemã, causando 12 mortos e 48 feridos.

A polícia alemã informou numa mensagem publicada no Twitter que está a investigar o ataque desta segunda-feira como um “provável atentado terrorista”.

“Os nossos investigadores assumem que o camião foi intencionalmente conduzido contra a multidão no mercado de Natal”, disse a polícia.

Esta manhã, o ministro do Interior alemão deu uma conferência de imprensa, na qual afirmou: “Já não temos dúvidas de que se tratou de um ataque”.

Um suspeito, presumivelmente o condutor do camião, está a ser interrogado pelas autoridades, mas, de acordo com Thomas de Maizière, nega todas as acusações.

O ministro confirma que o detido, de origem paquistanesa, tinha um pedido de asilo que ainda não estava completo e não estava referenciado pelas autoridades. Entrou na Alemanha em dezembro de 2015 e estava em Berlim desde fevereiro deste ano.

O governante confirmou igualmente que o passageiro polaco, encontrado morto no camião, foi assassinado a tiro.

Entretanto, o “Die Welt”, que tinha adiantado que o autor do ataque se chama Naved B. e tem 23 anos, diz que o verdadeiro suspeito está armado e continua a monte. “Temos o homem errado”, declarou fonte das autoridades policiais, citada pelo jornal.

“É particularmente repugnante” se for um refugiado

Antes, Angela Merkel também já tinha falado do atropelamento como um “atentado terrorista”.

“De acordo com o que sabemos, temos que assumir que se tratou de um ataque terrorista”, disse aos jornalistas, visivelmente emocionada e vestida de preto.

A chanceler afirmou também que seria “particularmente repugnante” se se viesse a confirmar que o responsável por “este ato incompreensível e atroz” fosse um refugiado, tendo em conta que “há muitos alemães que se empenham diariamente para ajudar os requerentes de asilo”.

“Eu sei que nos será especialmente difícil aceitar, se se confirmar que a pessoa que cometeu este ataque procurou proteção e asilo na Alemanha”, acrescentou.

A polícia de Berlim disse que o camião, com matrícula polaca e carregado com vigas de aço, poderá ter sido roubado de uma obra na Polónia.

Além das 12 vítimas mortais, o ataque premeditado fez ainda 48 feridos, sendo que 18 se encontram com ferimentos muito graves.

Os mercados de Natal na Alemanha estão encerrados e a praça onde ocorreu o ataque converteu-se num local de homenagem às vítimas.

O atentado evoca lembranças do ataque com um camião em Nice, durante as comemorações do Dia da Bastilha, em julho, que provocou a morte a 86 pessoas.

ZAP / Lusa

2 Comments

  1. A Alemanha e especialmente a Senhora Merkel estão a pagar a fatura do erro gravíssimo de terem deixado entrar mais de um milhão de “refugiados” na Europa. Este foi só mais um caso de entre dezenas de ataques terroristas, violações e assassinatos executados por “refugiados” na Alemanha. As irresponsabilidades pagam-se caras.

  2. Afinal sempre era refugiado… ja estavam a distorcer a notícia que o alegado terrorista não era o mesmo que matou o polaco que estava no sítio errado à hora errada… justifiquem agora às famílias das vítimas como é que entram no país, alguns até com cartazes a dizer WELCOME… simplesmente ridículo !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.