//

Militares da Força Aérea suspeitos de corrupção ficaram em prisão preventiva

Força Aérea Portuguesa / Facebook

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

Os seis militares da Força Aérea detidos esta quinta-feira por suspeita de corrupção passiva, falsificação de documentos e associação criminosa ficaram em prisão preventiva e com termo de identidade e residência.

Segundo informação prestada pelo tribunal de instrução, o juiz decidiu aplicar esta pena por considerar que se verificavam perigos de “perturbação do decurso do inquérito e de continuação da atividade criminosa”.

Em causa está um esquema de corrupção continuado no fornecimento de bens alimentares à Força Aérea que, segundo a Polícia Judiciária, consistia na faturação de géneros alimentícios fornecidos à Força Aérea por um valor muito superior ao dos bens efetivamente fornecidos, sendo a diferença posteriormente distribuída, entre as empresas fornecedoras e os militares envolvidos.

O esquema fraudulento, ainda de acordo com declarações da PJ na quinta-feira, pode ter lesado o Estado em cerca de 10 milhões de euros.

A investigação, dirigida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e executada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, envolveu 180 buscas em simultâneo em 12 bases militares, em 15 empresas e em diversos domicílios, tendo sido apreendidas elevadas quantias em dinheiro, que os investigadoes presumem ser o produto da prática dos crimes.

Na Operação Zeus, desencadeada depois de um ano e meio de uma complexa investigação, participaram cerca de 330 investigadores e peritos da PJ, acompanhados por cerca de 40 elementos da Polícia Judiciária Militar, bem como de 27 magistrados do Ministério Público.

A Polícia Judiciária revelou que, desde o início da investigação, teve a colaboração, ao mais alto nível, da Força Aérea.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.