/

Milícias pró-russas ocupam torre de televisão em Kramatorsk

kishjar / Flickr

-

Um grupo de insurgentes pró russos tomaram hoje o controlo da torre de televisão da cidade ucraniana de Kramatorsk (região de Donetsk), interrompendo a transmissão dos canais ucranianos e conetando a televisão russa.

“Os habitantes de Kramatorsk não querem ver a televisão ucraniana que não para de nos insultar e chamar-nos separatistas. Querem ver os canais russos”, disse à agência de notícias russa (RIA-Nóvosti) um representante dos milicianos, citado pela agência noticiosa espanhola (EFE).

Esta é a segunda vez que os grupos pró russos ocupam estas instalações em Kramatorsk, um dos baluartes das organizações que se sublevaram há quase duas semanas contra o Governo de Kiev.

Na véspera, um grupo de técnicos protegidos por efetivos do Serviço de Segurança da Ucrânia tinham restabelecido o sinal da televisão local.

“Esperávamos a chegada de unidades da polícia e do Ministério do Interior que deveriam garantir a segurança do edifício, mas não veio ninguém”, disse um porta-voz local da Corporação de Rádio e Televisão.

Também em Slaviansk se passa uma situação semelhante, com os cerca de 120 mil habitantes a terem unicamente acesso a transmissões televisivas russas, apesar de a Justiça ucraniana ter proibido as emissões devido à propaganda russa a favor do separatismo no leste da Ucrânia.

Entretanto, os grupos pró russos continuam sem abandonar o edifício da câmara de Donetsk, capital da região, em frente ao qual instalaram barricadas e onde se concentram várias centenas de apoiantes, na sua maioria jovens.

Isto, apesar do acordo alcançado na quinta-feira em Genebra entre a Ucrânia, os Estados Unidos (EUA) e a União Europeia (UE) para reduzir o nível de tensão, atualmente muito elevado, naquela antiga república soviética.

O acordo obtido entre o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Dechtchitsa, e a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton, inclui o desarmamento de grupos armados ilegais em todas as regiões da Ucrânia e a evacuação dos edifícios ocupados.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.