/

Miguel Sousa Tavares apresenta queixa contra Margarida Martins

Carlos Botelho / Flickr

Miguel Sousa Tavares por Carlos Botelho

Miguel Sousa Tavares por Carlos Botelho

O escritor Miguel Sousa Tavares e a editora Clube do Autor apresentaram, no Ministério Público, uma queixa contra a activista Margarida Martins “por incentivo à reprodução ilegal de alguns dos livros do referido escritor”, foi hoje divulgado.

“O escritor Miguel Sousa Tavares e a editora Clube do Autor apresentaram recentemente uma queixa-crime contra Margarida Martins, ex-presidente da Abraço e actual presidente da Junta de Freguesia de Arroios, por incentivo à reprodução ilegal de alguns dos livros do referido escritor”, afirma a editora em comunicado enviado à Lusa.

Segundo o mesmo comunicado, Margarida Martins enviou um e-mail em que afirma “porque a vingança por vezes é precisa!”, ao qual anexou, em formato PDF, os romances “Equador” e “Rio das Flores”, de Sousa Tavares, e ainda “Não te deixarei morrer David Crockett”, colectânea de pequenas ficções do mesmo autor.

Para a editora e para Sousa Tavares, ao divulgar este e-mail, “Margarida Martins comete o crime de usurpação dos direitos do referido autor”.

“Além de distribuir gratuitamente as obras de Miguel Sousa Tavares, ideia que reforça no conteúdo do e-mail ‘Oferta – 3 livros de Miguel Sousa Tavares — Oferta’, Margarida Martins incita ainda a que os destinatários do email façam o mesmo”, afirma a Clube do Autor.

“Para o escritor e para a sua editora, Margarida Martins teve como objectivo claro o de lesar os interesses patrimoniais destes, razão pela qual foi apresentada a queixa-crime”, remata a editora.

Miguel Sousa Tavares é um dos sócios da empresa Clube de Autor, na qual edita desde a sua saída do grupo LeYa.

A agência Lusa tentou contactar Margarida Martins, figura que se distinguiu no Frágil, um dos primeiros projectos do Bairro Alto, nos anos de 1980/90, mas ainda não obteve qualquer resposta.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.