/

México anula Brasil com guarda-redes super-herói

CBF

-

O México, apoiado numa grande atuação do guarda-redes Guillermo Ochoa, “anulou” esta terça-feira o Brasil e colocou-se em excelente posição para atingir os oitavos de final do Mundial 2014, tal como os canarinhos.

No seu oitavo jogo numa fase de grupos (três por Portugal), Scolari, muito conservador em todas as opções, não venceu e a maior culpa foi de Ochoa, autor de uma mão cheia de grandes intervenções, que manteve a baliza intacta.

O veterano Rafael Marquez, jogador de 35 anos do Leon, esteve imperial – como líder de uma defesa a cinco, com três centrais – no seu 122º jogo pelo México, no qual também se destacou o portista Herrera, isto num conjunto que fez bem mais do que só defender.

Os mexicanos só pecaram nos remates, pois a maioria saiu a rasar os postes e a barra da baliza de Júlio César, que só teve de intervir a sério já nos descontos.

Com Ramires em vez de Hulk, em relação à estreia, o Brasil entrou a dominar, como se esperava, perante um México mais expectante, em 5-3-2, mas o primeiro momento de emoção aconteceu apenas aos 24 minutos, num remate do portista Herrera.

Esta jogada como que acordou o conjunto brasileiro, que se tornou mais perigoso e quase marcou logo a seguir, aos 26 minutos, num cabeceamento de Neymar, após centro da direita de Dani Alves, ao qual Ochoa respondeu com uma grande defesa.

Depois, e com o Brasil por cima, seguiram-se remates menos perigosos de Oscar (29 minutos), Fred (35) e Marcelo (39), com resposta de Vasquez (41), que não acertou no alvo.

A última palavra voltou, porém, a ser de Ochoa, com nova defesa enorme, agora em resposta a um remate já na pequena área de Paulinho, que não conseguiu dar sequência a um grande passe com o peito de Thiago Silva, após livre de Neymar.

O início da segunda metade começou com uma arrancada com perigo na direita de Bernard, entrado para o lugar do canarinho Remires, mas a resposta mexicana foi pronta, com uma série de remates de longe, o mais perigoso de Herrera, aos 57 minutos.

A resposta de Scolari foi a troca do ponta de lança ( em vez de Fred), aos 68 minutos, que o público brasileiro recebeu com assobios, para, um minuto volvido, Ochoa voltar a brilhar, desta vez em resposta a um potente remate de Neymar.

Como o aproximar do final, o jogo tornou-se mais partido, com os mexicanos a refrescar a equipa com Javier Hernandez, Fabian e Jimenez, enquanto Willian, em vez de Oscar, foi a derradeira aposta dos canarinhos, mais uma vez com risco mínimo.

O Brasil ainda teve mais uma oportunidade enorme, mas Ochoa voltou a ser gigante, em resposta a um cabeceamento de Thiago Silva, depois de um livre de Neymar.

Por seu lado, e aproveitando algum balanceamento ofensivo dos anfitriões, os mexicanos também assustaram, num remate de Guardado por cima e num outro, já nos descontos, de Gimenez, que acertou na baliza.

Com este empate, as duas seleções lideram empatadas a 4 pontos a tabela do Grupo A – o Brasil à frente, por ter mais golos marcados. Croácia e Camarões, ambas derrotadas na primeira jornada, enfrentam-se esta quarta-feira às 22h na Arena da Amazónia, em Manaus.

 

Ficha do jogo:

Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Brasil – México, 0-0

Jogo no Estádio Castelão, em Fortaleza.
2ª Jornada da fase de grupos.

Equipas:

Brasil:
Júlio César, Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar (Willian, 84), Ramires (Bernard, 46), Neymar e Fred (Jô, 68).
Treinador: Luiz Felipe Scolari.

México:
Ochoa, Aguilar, Rodriguez, Rafael Marquez, Moreno, Layun, Vasquez, Herrera (Fabian, 76), Guardado, Geovani Dos Santos (Gimenez, 84) e Peralta (Javier Hernandez, 74).
Treinador: Miguel Herrera.

Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ramires (45), Aguilar (59), Vasquez (62) e Thiago Silva (79).

Assistência: Cerca de 60.000 espectadores.

1ª Jornada da fase de grupos:

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil – Croácia, 3-1
Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México – Camarões, 1 – 0
Espanha – Holanda, 1 – 5
Chile – Austrália, 3-1
Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia – Grécia, 3-0
Uruguai – Costa Rica, 3-1
Inglaterra – Itália, 1-2

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.