Metro Mondego pagou milhares em strip-tease, vinho, perfumes e festas infantis

15

Metro Mondego / Facebook

Projecto do Metro Mondego

Projecto do Metro Mondego

O Metro Mondego nunca viu a luz do dia, mas da empresa pública que gere o projecto saíram cerca de 100 mil euros para o pagamento de despesas pessoais de ex-administradores. É o que se conclui no inquérito-crime aberto pelo Ministério Público.

O jornal Público teve acesso a esse processo, mais especificamente ao relatório final da investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) a seis ex-administradores da Metro Mondego que estão indiciados por crimes de administração danosa, peculato e participação económica em negócio.

De acordo com o documento, “cartões de crédito da empresa pública pagaram despesas pessoais e responsáveis duplicaram estudos e custos”.

Os factos remontam aos anos de 2004 a 2010 e implicados estão ainda dois anteriores presidentes e quatro antigos vogais executivos da Metro Mondego.

O Público refere que “um dos administradores usou o cartão de crédito, que lhe tido sido distribuído pela empresa para despesas inerentes ao cargo, para gastar 72 mil euros em jogos de computador, perfumes, artigos de decoração, estadias em hotéis, compras no supermercado, vinho, material de surf e até para pagar serviços numa empresa organizadora de eventos, especializada em festas infantis”.

O responsável terá sido “avisado” de que estavam em causa despesas pessoais, mas, “apesar da advertência, continuou a usar o cartão para o mesmo tipo de pagamentos”.

O diário nota também que “parte da despesa foi paga através de cash advance, ou seja, o administrador levantou 17 mil euros com o cartão de crédito onerando a empresa com uma taxa de 5% de juro”.

Outro administrador terá usado um dos cartões da empresa, em Dezembro de 2005, para pagar a conta de 139 euros no bar de striptease Elefante Branco, em Lisboa.

Dois administradores acabaram por devolver parte do dinheiro gasto vários anos depois de abandonarem os cargos.

Outro ponto relevado na investigação é o facto de, em 2010, terem sido encomendados dois estudos a duas firmas privadas com o intuito de analisarem ambas os custos operacionais da Sociedade Metro Mondego, pagando se respectivamente 60 mil euros e 55 mil euros.

“O convite à segunda empresa para a realização do estudo acontece quando a primeira empresa ainda estava a elaborar o relatório final”, refere-se no relatório da PJ citado pelo Público.

Já em 2011, o Tribunal de Contas tinha feito duros reparos à gestão da Metro Mondego, notando designadamente o excessivo aumento dos custos, “tendo passado de uma estimativa de 112,8 milhões de euros, em Abril de 1997, para 512 milhões de euros, em Janeiro de 2011”.

O Metro Mondego, cuja empresa gestora nasceu em 1996, nunca saiu do papel, apesar dos milhões gastos. Em termos concretos, o projecto limitou-se à demolição de alguns edifícios na Baixa de Coimbra e à eliminação das linhas de comboio do Ramal da Lousã, o que originou grande indignação nos locais.

ZAP

15 Comments

  1. Será que estes individos não sabiam que estavam a gastar dinheiro de muitas pessoas que passam a semana a trabalhar para tentar trazer comida para casa.
    Com tantas noticias de mortes e assassinos ninguém ainda se lembrou de tratar deste tipo de pessoas que consegues arrastar para a probresa uns milhares de pessoas, estes e outros como eles

  2. Esses fdp deviam ir para trás das grades mas depois de devolverem o que roubaram e gastaram indevidamente… Mais de 150 milhões de euros!!!

  3. Grande fiscalização aos gastos dos dinheiros públicos. sim senhor!! Tudo à grande!! Faltam os nomes desses vigaristas na notícia!

  4. Este pessoal tem uma lata!!! Todos os implicados, mesmo os que devolveram parte do dinheiro deviam estar há muito tempo atrás das grades se vivessemos num país a sério. É o que devia acontecer a quem desbarata o que não lhe pertence. Mas quando se tem um ex-primeiro ministro em prisão preventiva por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais, etc e o que está no activo também já se viu envolvido em trapalhadas que, até hoje, estão por explicar!!! Sim. Porque muito ele falou sem nada dizer. Num país onde o PM elogia publicamente o senhor Dias Loureiro, só pode ser um país de brincar.

  5. Se isto fosse um país democrático, esses já deveriam ter ido a um juiz prestar contas dos alegados crimes que cometeram. Estão à espera de que?!? Pois é…estamos num país do faz de conta…faz de conta que temos tribunais…faz de conta que temos justiça…faz de conta que temos direitos e deveres….é o faz de conta que isto é um país de jeito!!!

  6. Fds, isto parece uma cena retirada de um filme onde os “maus” ficam a ganhar. O problema é que neste “filme”, o meu dinheiro andou a ser gasto indevidamente e ninguém me disse nada. Tirem-me deste filme…

  7. Infelizmente é assim em varias empresas do estado é um fartar vilanagem, viva Portugal, viva os nossos dirigentes que se servem do estado para enriquecer, estamos bem fu.didos essa é que é essa, a corrupção é o pior dos cancros neste pais.

  8. até em algumas países ditatoriais, estes vilões seriam condenados. No nossa espécie de democracia, poderão ser mais uns PASSOS, para altos cargos. Como é possível chegar-mos a esta miséria.

  9. Vivemos num país de ricos e para ricos. O pobre coitado nem direito tem a trabalho ou, quando tem, é a ganhar o ordenado mínimo nacional, isto se…

  10. Esses “administradores” tem nome, certo? São fáceis de identificar, certo? Fico a aguardar (sentada) que me digam qual vai ser a sua punição por descaradamente gastarem dinheiros públicos. Enquanto não houver penas pesadas, o crime vai sempre compensar.

  11. e o pobre povo coitado da lousa e outros ficaram sem comboio sem metro sem dinheiro enquanto alguns esfregavam as maos na barriga com tanta fartura cães e lobos comem todos por isso nunca se vai saber ou pouco destes espoliadores que deviam ser todos mortos.

  12. e o pobre povo coitado da lousa e outros ficaram sem comboio sem metro sem dinheiro enquanto alguns esfregavam as maos na barriga com tanta fartura cães e lobos comem todos por isso nunca se vai saber ou pouco destes espoliadores que deviam ser todos mortos.
    onde esta o comentario repetido????????

  13. e o pobre povo coitado da lousa e outros ficaram sem comboio sem metro sem dinheiro enquanto alguns esfregavam as maos na barriga com tanta fartura cães e lobos comem todos por isso nunca se vai saber ou pouco destes espoliadores que deviam ser todos mortos.
    onde esta o comentario repetido????????
    porque estão a fazer boicote ao comentário

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.