Metro de Lisboa encerra a partir das 23h20 devido a greve contra a subconcessão

Jcornelius / Wikimedia

-

O Metropolitano de Lisboa encerra esta segunda-feira às 23h20 devido à greve de 24 horas que os trabalhadores agendaram para terça-feira, informou fonte da empresa.

Numa nota, o Metro adianta que a circulação estará suspensa entre as 23h20 de hoje e as 6h30 de quarta-feira por motivo de greve de 24 horas convocada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores.

A transportadora acrescenta que a Carris reforçará algumas das carreiras de autocarros que coincidem com os eixos servidos pelo Metro, entre as 6h30 e as 21h de terça-feira.

As linhas com reforço do número de autocarros em circulação são a 726 (Sapadores – Pontinha Centro), a 736 (Cais do Sodré – Odivelas – Bairro Dr. Lima Pimentel), a 744 (Marquês de Pombal – Moscavide – Qta. Laranjeiras) e a 746 (Marquês de Pombal – Estação Damaia).

Os trabalhadores do Metro agendaram a greve de terça-feira em protesto contra a subconcessão do Metropolitano de Lisboa, aprovada pelo Governo no final de fevereiro.

Além da greve de terça-feira, está marcada uma outra greve de 24 horas para o dia 26, pelos mesmos motivos.

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) marcou para quinta-feira uma “Marcha contra as privatizações: Público é de todos – Privado é só de alguns”, que, de acordo com informação disponibilizada no site, se iniciará pelas 10h30 no Largo Camões, em Lisboa, seguindo depois até à Assembleia da República.

O Governo aprovou a 26 de fevereiro a subconcessão do Metro e da Carris e, em março, foi publicado em Diário da República o anúncio do concurso público internacional. Os candidatos à subconcessão teriam até 14 de maio para apresentar as propostas.

No entanto, os concursos internacionais para a subconcessão do Metropolitano de Lisboa e da rodoviária Carris foram prolongados para data indeterminada devido ao número de questões colocadas pelos interessados, disse fonte da Transportes de Lisboa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.