Merkel sofre pesada derrota em eleições regionais

1

EPP / wikimedia

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler viu o seu partido sofrer uma pesada derrota em duas das três eleições regionais que aconteceram este domingo na Alemanha.

De acordo com o Económico, o pior resultado ocorreu no estado de Baden-Württenberg, no qual o CDU apenas conseguiu 27,3% dos votos, menos 11,7% do que nas eleições anteriores.

A vitória esteve do lado dos Verdes, reeleitos com 30,7%, enquanto que os sociais-democratas do SPD – parceiros de Merkel e que também defendem a política de “portas abertas” para os refugiados – registaram 12,7%, contra os 23,1% obtidos em 2011.

Já o partido da extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) obteve o terceiro lugar com 14,5% dos votos.

Também na Renânia-Palatinado, o partido da chanceler alemã perdeu 3,5% para ficar com 31,7%, tendo o SPD conseguido vencer com 36,3%. O AfD ficou novamente em terceiro com 12,3% dos votos.

Apesar de o CDU ter vencido no estado da Saxónia-Anhalt com 29,7%, o AfD apareceu logo a seguir com 24% dos votos. O SPD conseguiu apenas 10,2% dos votos, ficando relegado para o quarto lugar.

Os resultados são bem evidentes de que Angela Merkel não está a conseguir convencer a população alemã de que a sua política de portas abertas para acolher refugiados é a melhor solução.

O grande vencedor da noite foi, sem dúvida, o partido de extrema-direita que conseguiu entrar nos parlamentos regionais de todos os estados que foram a votos.

“A imigração foi o assunto que acabou por afetar todos os partidos e os cidadãos, porque é altamente emocional. Na Alemanha temos problemas fundamentais que levaram a este resultado. Agora nós, no AfD, queremos forçar os outros partidos a debater seriamente este assunto”, disse ontem a co-líder do AfD, Frauke Petry, citada pelo Económico.

Fundado em fevereiro de 2013, o partido de extrema-direita defende uma política anti-euro e anti-resgates e, relativamente à crise dos refugiados, o partido defende mais restrições e uma maior proteção da identidade nacional alemã.

O Governo alemão, no entanto, já avisou que mantém o curso da sua política de refugiados, apesar da derrota sofrida pelo partido de Angela Merkel nas eleições regionais de domingo.

“O governo federal vai manter o curso da sua política de refugiados com total determinação, a nível nacional e internacional”, disse o porta-voz da chancelaria, Steffen Seibert, num encontro com a imprensa.

ZAP

1 Comment

  1. Cometeu erros no processo. Mas com 70% de popularidade optou pela solução menos cômoda e menos populistas. Merkel é a única Estadista na Europa. Os outros são chefes de Estado. O erro foi de buonismo. Não perceber que depois de um entusiasmo inicial seria necessário pouco para ficar sozinha no tema. Os primeiros que a deixaram só foram os sócios comunitários. Depois parte dos seus próprios cidadãos. Com mais colaboração o acordo com a Turquia não teria sido necessário.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.