/

Merkel elogia Passos no encontro com Costa

2

d.r. Conselho da União Europeia

Primeiro-Ministro António Costa com a Chanceler alemã Angela Merkel na Cimeira entre a União Europeia e a Turquia

Primeiro-Ministro António Costa com a Chanceler alemã Angela Merkel na Cimeira entre a União Europeia e a Turquia

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou esta sexta-feira esperar que António Costa continue o caminho “bem-sucedido” de Pedro Passos Coelho.

Numa conferência de imprensa conjunta depois de um almoço com António Costa na sede do governo alemão, em Berlim, a chanceler alemã afirmou que “o antecessor de António Costa conduziu Portugal por um período bastante conturbado, não foi fácil, mas conseguiu-se, de facto, coisas impressionantes e tem que se fazer tudo para continuar este caminho bem-sucedido”, disse Angela Merkel.

Questionada sobre o esboço do Orçamento do Estado para 2016, que foi entregue esta sexta-feira ao parlamento e aprovado pela Comissão Europeia, Merkel notou que todos os países têm os seus orçamentos avaliados e sublinhou que o mais importante é que “os números básicos sejam mantidos”.

“É muito importante que Portugal enverede, agora, por um caminho de mais crescimento, de mais emprego, que possa continuar nesse caminho e desejamos tudo de bom para que tenha sucesso”, defendeu a chanceler alemã.

“A olharmos para as taxas de crescimento, vimos que está bem encaminhado o país”, concluiu.

Sobre OE 2016, Costa afirmou que “apresentámos um orçamento responsável, que visa criar condições para o crescimento e emprego, para uma maior proteção social”. Mas não disse muito mais: “Não vim aqui incomodar a senhora Merkel com o orçamento português porque ela já tem que se preocupar com o seu próprio orçamento.”

O chefe do executivo português acrescentou ser um documento que também está marcado pelo objetivo de uma “redução mais sustentada do défice e da divida pública”.

António Costa, por seu lado, procurou insistir na temática que tinha definido como central neste seu primeiro encontro com a chanceler: dizer à Alemanha que Portugal está disponível para ajudar na questão dos refugiados.

Costa insistiu que “Portugal quer ser parte ativa na solução do problema”, mostrando-se disposto a ajudar a Alemanha porque “é muito injusto que se julgue que a senhora Merkel tem uma responsabilidade superior” à dos outros países da UE. O problema dos refugiados deve ser resolvido como “um dever da Europa toda”.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.