//

Merkel e Obama apelam à intervenção de Moscovo para cessar fogo na Ucrânia

snamess / Flickr

-

A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente norte-americano Barack Obama falaram hoje por telefone sobre a situação na Ucrânia e apelaram a Moscovo para que atue junto dos “separatistas ucranianos” para fazer cumprir um cessar-fogo.

De acordo com um comunicado da chancelaria alemã, Merkel e Obama “salientaram a importância de um cessar-fogo urgente cumprido pelas duas partes” envolvidas no diferendo.

Os dois governantes defenderam que, “neste quadro, a Rússia deve contribuir e atuar junto dos separatistas do leste da Ucrânia para que o cessar-fogo seja respeitado“.

A chanceler e o presidente norte-americano defenderam ainda que não pode entrar na Ucrânia qualquer combatente ou arma proveniente da Rússia.

“A oportunidade de um cessar-fogo bilateral não deve ser de novo inutilizada”, diz o comunicado do gabinete de Merkel.

O presidente ucraniano Petro Porochenko prosseguiu hoje com a “operação antiterrorista” no leste e fez depender um eventual cessar-fogo da aceitação das suas condições, nomeadamente a recuperação do controlo da fronteira, sob vigilância da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

A Ucrânia colocou ainda outra condição para um cessar-fogo: a libertação de “todos os reféns” pelos separatistas.

Os separatistas já manifestaram disponibilidade para negociações indiretas, com a participação da Rússia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.