Merkel diz que Portugal tem demasiados licenciados

6

Armin Kübelbeck / Wikimedia

-

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse esta terça-feira que países como Portugal e Espanha têm demasiados licenciados, o que faz com que não tenham noção das vantagens do ensino vocacional.

Citada pela agência de informação financeira Bloomberg, a chanceler alemã afirmou que o enfoque nos estudos universitários como um feito de topo da carreira é algo do qual deve haver um afastamento.

“Caso contrário, não conseguiremos persuadir países como Espanha e Portugal, que têm demasiados licenciados”, dos benefícios do ensino vocacional, acrescentou a líder alemã, durante uma intervenção na confederação das associações patronais daquele país (BDA, na sigla em alemão).

De acordo com dados do gabinete de estatísticas europeu, em 2013, 25,3% da população da União Europeia entre os 15 e os 64 anos tinha completado estudos superiores, enquanto a percentagem portuguesa era de 17,6% e a alemã de 25,1%.

Na cabeça da lista encontrava-se a Irlanda, com 36,3% da população entre os 15 e os 64 anos licenciada, seguindo-se o Reino Unido com 35,7%, estando a Roménia (com 13,9%) e a Itália (com 14,4%) no final da lista.

No mesmo discurso, Merkel declarou que a economia alemã precisa de mais investimento, mas rejeitou que o seu Governo incorra num maior défice para resolver o problema.

“A necessidade (de novos investimentos) ainda é importante”, disse Merkel.

/Lusa

6 Comments

  1. É evidente… Porque à taxa com que os licenciados emigram para a Alemanha ela terá que pagar mais a cada um deles! Abraços europeus…

  2. Tudo começa a partir do “25 de Abril” quando acabaram com as escolas “Industriais” e ” Comerciais” e foi só Dr.s a partir daí, agora andam a brincar aos cursinhos…

  3. Não gosto particularmente de ouvir uma líder de outro país a falar de Portugal, mas não deixo de lhe dar razão. E não podemos apenas falar de taxas de pessoas licenciadas entre os 15 e os 64 anos. Também importa ter em conta o tipo de economia de Portugal, que faz com que precise ou não desses 17,6%. Mas enfim, a comunicação gosta sempre de enfatizar o lado que convém…

  4. Acho piada aos “dos 15 aos 64 anos” com licenciatura terminada… Quantos são aqueles que terminam a licenciatura aos 15? Aos 16? Aos 17? Ou até mesmo aos 18?
    Está visto que o estudo foi feito por gente muito competente… Talvez “técnicos” dos 3 aos 8 anos… Os cálculos NUNCA darão certo!
    Á parte de muito coisa estar errada, neste e noutro países, existe uma grande necessidade de descobrir o que as pessoas querem relamente fazer na sua vida e não aquilo que é preciso neste, ou naquele momento. Existe, sem dúvida, uma grande percentagem de licenciados (acima dos 20!) frustrados.
    Quanto á Herr Merkel (eu refiro “Herr” no mau sentido…)… ensino vocacional e licenciatura não serão a mesma coisa? Duh!

  5. É sempre bom saber que a sopeira alemã não gosta que em Portugal haja muitos licenciados. Assim, podemos voltar ao tempo em que podemos ver portugueses a partir dos 15 anos – leia-se crianças – a trabalhar em cafés, oficinas e na construção civil, ou qualquer outro ramo de actividade, sempre sem licenciatura. De preferência a abrir portas de hotéis para que os burgueses alemães passeiem a sua cheia barriga, que nós por cá realmente, não nos importamos de passar mais fome.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.