/

Mergulhador italiano descobre destroços de submarino inglês da II Guerra

Os destroços de um submarino inglês utilizado na II Guerra Mundial, que se afundou em 1942 com 71 marinheiros a bordo, foi encontrado por um mergulhador na costa da ilha italiana da Sardenha.

O mergulhador italiano Massimo Domenico Bordone, apelidado de “o caçador de naufrágios”, encontrou os restos do HMS P 311 enquanto explorava uma área a cerca de 100 metros da costa nordeste da Sardenha, perto da ilha de Tavolara.

“Pensei imediatamente no destino dos homens que encontraram a morte lá em baixo”, disse o mergulhador.

“Foi um destino partilhado por muitos, submarinos em particular, em ambos os lados do conflito”, acrescentou.

O HMS P 311 partiu de Malta no dia 28 de dezembro de 1942.

A tripulação tinha sido enviada para atacar os navios de guerra italianos Trieste e Gorizia, enquanto estes estavam atracados em La Maddalena, um porto na costa nordeste da Sardenha.

Mas o submarino desapareceu sem deixar rasto depois de aparentemente ter colidido com minas colocadas pela marinha italiana, de modo a proteger a ilha.

Na altura, pescadores locais relataram terem ouvido um estrondo durante a noite, mas o navio classe-T nunca foi encontrado.

O mergulhador afirmou que apenas a proa do submarino apresentava danos, acrescentando que “parece que o submarino foi ao fundo com ar no interior, fazendo com que a tripulação morresse eventualmente por privação de oxigénio”.

O submarino tinha dois torpedos tripulados prontos para serem lançados debaixo de água. Os mergulhadores teriam então a tarefa de entrar nos portos inimigos e colocar minas nos navios.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.