/

As mentiras inocentes reforçam amizades (a total honestidade nem tanto)

1

-

As pequenas mentiras são essenciais para o fortalecimento de comunidades e para a manutenção de laços sociais. Uma conclusão de um estudo que apurou também que a total honestidade não é boa para as relações humanas.

A investigação, levada a cabo pelos professores Kimmo Kaski e Robin Dunbar, do Departamento de Ciência Computorizada da Universidade de Aalto, na Finlândia, constatou que os mentirosos têm um papel central na construção de comunidades e na sua manutenção.

O estudo, publicado no jornal da Royal Society, a Academia de Ciências britânica, foi efectuado em colaboração com investigadores mexicanos e centrou-se no estudo do papel das mentiras nas relações sociais.

Os investigadores procederam a esta análise criando um modelo em computador ilustrativo das relações entre agentes, representando os laços entre eles e as reacções perante um determinado número de interacções.

“Cada agente tem um certo número de ligações, que, geralmente, se fortalece quando ambas as partes partilham a mesma opinião e se enfraquece quando discordam”, diz Kimmo Kaski, citado no site da Universidade de Aalto.

O laço parte-se quando há desacordo suficiente. Se isto acontece, um agente mentiroso tende a evitar o isolamento criando novos laços“, acrescenta o investigador.

“Na perspectiva das comunidades, os mentirosos são extrovertidos interessantes. Eles conseguem chegar até fora das suas pequenas comunidades e constroem pontes entre elas e outras comunidades”, diz Robin Dunbar.

“Às vezes, nem sequer têm a sua própria comunidade ou os laços são frouxos”, acrescenta.

Assim, os investigadores notam que as “mentiras brancas”, como definem o tipo de mentiras inocentes e de pequena dimensão, são um suporte fundamental das relações sociais.

Mas, mais do que isso, estas “mentirinhas” acabam por agradar à própria vítima das mesmas – como quando dizemos a alguém que a roupa lhe fica bem, embora achemos precisamente o contrário.

Os investigadores sustentam, desta forma, que a total honestidade pode ser motivo de ruptura nas relações sociais.

Já as pequenas mentiras têm um efeito de fortalecimento desses laços porque as pessoas dizem, normalmente, a verdade. Se se tornarem a prática, destroem os laços de confiança.

E quando as mentiras são egoístas, beneficiando apenas o mentiroso, são claramente anti-sociais.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.