Menino de 8 anos tentou chegar a Espanha numa mala de viagem

1

Guardia Civil Ceuta

Os guardas fronteiriços do Aeroporto de Ceuta ficaram estupefactos quando o sistema de raios-x lhes indicou a presença de uma figura humana dentro de uma mala de viagem. Tratava-se de um menino de oito anos, natural da Costa do Marfim, que assim queria juntar-se ao pai em Espanha.

A criança era transportada na mala de uma jovem marroquina de 19 anos, que terá recebido dinheiro para tentar passar a fronteira com ele. Mas acabou por ser denunciada pelo comportamento suspeito.

As autoridades esperavam encontrar droga entre os seus pertences e ficaram espantadas quando a verdade se revelou, no “scanner” do Aeroporto.

Je m’appelle Abou” [“Chamo-me Abou”], terá dito o menino aos agentes, quando foi descoberto, conforme relata o jornal espanhol El País.

Apesar de a mala onde seguia não ter qualquer abertura, a criança não apresentava sinais de asfixia e estará em boas condições de saúde, à guarda das autoridades de Ceuta.

A jovem marroquina foi detida, tal como o pai do menor, um homem de 42 anos, natural da Costa do Marfim e com autorização de residência em Las Palmas, Canárias, onde terá aportado, há vários anos, numa das muitas embarcações que procuram diariamente chegar à Europa.

Já foram ambos ouvidos por um juiz e estão sujeitos a prisão preventiva, acusados de “um crime contra os direitos dos cidadãos estrangeiros”, com a agravante de colocarem em risco a vida do menino, frisa o El País.

O pai da criança terá dito que não sabia que o método a utilizar, para o fazer passar pela fronteira, seria enfiá-lo numa mala de viagem, mas, mesmo assim, o juiz decretou-lhe a mais pesada medida de coacção.

O homem foi detectado, no mesmo Aeroporto, cerca de duas horas depois de o menino ter sido descoberto na mala. As autoridades suspeitaram do seu comportamento e, por ser também da Costa do Marfim, interrogaram-no, acabando por descobrir a verdade.

A polícia terá mostrado uma foto do menino ao homem e este confessou que só queria levá-lo consigo para as Canárias, refere o El País.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.