Menino chinês encontra sem querer uma espada com 3 mil anos

ANHUI TV

Uma espada com 3.000 anos

Uma espada com 3.000 anos

Um menino chinês descobriu, sem querer, uma espada de bronze com cerca de 3 mil anos, perdida num rio da província de Jiangsu, no leste do país.

Yang Junxi, de 11 anos, conta que estava a lavar as mãos no Rio Laozhoulin quando sentiu um objecto duro que estava submerso. Acabou por “pescar” uma velha e enferrujada espada, uma relíquia dos primórdios da civilização chinesa.

A descoberta, feita no dia 2 de julho, foi revelada esta segunda-feira pela agência noticiosa estatal chinesa Xinhua.

Junxi levou a espada para casa, e o objecto rapidamente despertou a curiosidade dos vizinhos. Em setembro, a família do menino decidiu enviá-la a especialistas para ser analisada.

“Algumas pessoas até nos ofereceram muito dinheiro para comprar a espada”, conta o pai do menino, Yang Jinhai, citado pela BBC, “mas achei que seria ilegal vender a relíquia.”

Os arqueólogos calculam que a espada, com 26 centímetros, possa ser da dinastia Shang ou Zhou, que estão entre as primeiras dinastias chinesas, e das quais há registos desde o século 18 antes de Cristo.

Símbolo de poder

Lyu Zhiwei, representante do Gabinete de Relíquias Culturais de Gaoyou, a região onde a espada foi encontrada, diz que o objecto parece tanto ter tido uso decorativo como prático.

O seu formato, diz, sugere que a espada provavelmente era usada por um oficial civil como símbolo de status.

“O seu dono devia ser um homem poderoso, habilitado a ter o artefacto”, afirmou à Xinhua.

Esse é o segundo objecto de bronze encontrado na região recentemente. As autoridades locais planeiam agora escavar o rio em busca de mais artefactos de valor histórico.

Segundo a Xinhua, a família do menino recebeu uma recompensa não especificada e um certificado por ter entregue a espada às autoridades.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.