Menina de 8 anos diagnosticada com cancro raro da mama

1

A criança foi diagnosticada com um tipo raro de cancro da mama, mas os médicos acreditam que é possível ultrapassar a doença.

Chrissy Turner tem apenas 8 anos de idade, vive na cidade de Centerville, no estado norte-americano de Utah, e recentemente foi diagnosticada com cancro da mama.

Não fosse o facto de este ser já um autêntico ‘murro no estômago’, os médicos descobriram ainda que o cancro em questão, chamado de carcinoma secretor, é um dos mais raros.

“O caso de Chrissy é muito, muito raro”, confirmou à BBC o cirurgião pediatra, Brian Bucher, do Primary Children’s Hospital onde a menina está a ser acompanhada.

Em adultos, o carcinoma secretor corresponde a menos de 0,15% dos casos de cancro da mama, sendo muito menos provável que aconteça com crianças.

“Num período de 20 ou 30 anos, talvez consigamos encontrar um ou dois casos [de crianças com esta doença]”, conta o médico.

Segundo Bucher, a paciente mais jovem já diagnosticada com esta doença foi uma criança de três anos.

O diagnóstico de Chrissy surgiu no mês passado, dias depois de os médicos terem descoberto um caroço no peito da menina.

“Foi um choque muito grande. Nenhuma criança devia ter de enfrentar um cancro“, desabafou a mãe de Chrissy, Annette Turner.

Nas próximas semanas, a jovem vai ser submetida a uma mastectomia e os médicos acreditam que o prognóstico é positivo.

“Vamos remover todo o tecido mamário remanescente. De acordo com os relatos, a maioria das crianças com este tipo de cancro acaba por recuperar. É definitivamente curável“, explicou o médico.

O diagnóstico parece corresponder ao histórico familiar, uma vez que tanto que a mãe como o pai já lutaram contra esta doença.

Annette ultrapassou um cancro no colo do útero há pouco tempo e Troy enfrenta ainda um linfoma não-Hodgkin.

Perante uma situação tão difícil, alguns amigos da família lançaram uma campanha de crowdfunding para ajudar nas despesas médicas.

“Chrissy está prestes a entrar na maior luta da sua vida, portanto a família Turner precisa de toda a ajuda que conseguir”, escreveu Melissa Papaj, responsável pela campanha.

Uma semana depois, a campanha já arrecadou mais de 60 mil dólares, cerca de 56 mil euros, e mensagens de apoio vindas de todas as partes do globo.

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.