/

Melhoria do tempo vai ajudar resgate de João Marinho

marinhojoao / Facebook

O aventureiro e montanhista português João Marinho

O aventureiro e montanhista português João Marinho

Os elementos do Grupo Operacional de Busca e Salvamento (GOBS) da Póvoa de Varzim que estiveram presentes nas buscas ao montanhista desaparecido João Marinho consideram que “a previsão da melhoria do tempo vai ajudar muito na operação de resgate”.

De regresso a casa depois de quatro dias de buscas ao paradeiro do montanhista desaparecido nos Picos da Europa, Paulo Leite, Fernando Varanda e Nuno Seabra, acompanhados de Marley, o cão que ajudou na missão, regressaram hoje à Póvoa de Varzim e ainda mostraram esperança no resgate.

“As melhorias de tempo previstas para esta terça-feira ajudar muito nas operações. O vento, a neve e frio foram os principais obstáculos com que nos deparámos”, disse Paulo Leite, operacional do GOBS.

O elemento da equipa de resgate aprofundou as dificuldades que o seu grupo sentiu nos quatro dias em que participaram na operação.

“Foi muito difícil. Havia zonas com cinco metros de neve, e até podemos ter passado ao lado de algum sítio onde ele possa estar e não o ver. Com o vento perde-se a visibilidade”.

No local, a equipa portuguesa, em conjunto com a Guarda Civil Espanhola e com a GNR, uniram esforços e percorreram o trilho que João Marinho estaria a seguir, garantindo Paulo Leite que “foi feito o possível para passar todas as zonas a pente fino”

“Fizemos tudo para trazer o João para casa, porque além de tudo é um amigo”, contou o operacional do GOBS.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.