/

O melhor Bolt de sempre já fez história no Rio (e pode tornar-se imortal)

1

Lukas Coch / EPA

Usain Bolt conquistou pela terceira vez o título de homem mais rápido do mundo nos 100 metros

Usain Bolt conquistou pela terceira vez o título de homem mais rápido do mundo nos 100 metros

O jamaicano Usain Bolt, que hoje se sagrou o primeiro tricampeão olímpico da história nos 100 metros, no Rio2016, admite que pode tornar-se “imortal”.

O velocista jamaicano Usain Bolt fez hoje história ao conquistar pela terceira vez o título de homem mais rápido do mundo nos 100 metros rasos em uma Olimpíada. Bolt garantiu o ouro com tempo de 9.81 segundos.

“Alguém disse que posso tornar-me imortal. Mais duas medalhas e posso assinar por baixo. Imortal”, disse Bolt, que aos 29 anos procura igualmente o ‘tri’ nos 200 metros e nos 4×100 metros pela Jamaica.

Campeão em Pequim 2008 e Londres 2012, Bolt correu a final em 9,81 segundos, enquanto o norte-americano Justin Gatlin, com 9,89, conquistou a prata, depois de ter sido terceiro há quatro anos. A medalha de bronze foi para o canadiano Andre de Grasse, com 9,91.

Bolta não bateu o seu próprio recorde olímpico, de 9.63 segundos, alcançado em Londres em 2012. O recorde mundial dos 100 metros rasos, de 9.58 segundos, obtido na Alemanha em 2009, também pertence a Usain Bolt.

“Foi brilhante. Não fui tão rápido como o recorde mundial de 9,58, mas estou muito contente por ter vencido. Disse-vos que ia consegui-lo”, completou.

Ovacionado pela plateia, Bolt dirigiu-se às bancadas do Engenhão  e apertou a mão aos seus fãs, antes de fazer a sua tradicional pose para as fotos – imitando um raio com os braços.

Campeão em Atenas 2004, Justin Gatlin, que pretendia ser o mais velho campeão olímpico dos 100 metros, manifestou-se satisfeito pelo que conseguiu.

“Trabalhamos 365 dias por ano para estar aqui nove segundos. Com 34 anos, correr contra estes jovens e ainda assim ir ao pódio é uma boa sensação. Esta medalha é para o meu filho. Se estiveres a ver, amo-te, filho”, disse.

Gatlin, que foi suspenso por duas vezes por questões de doping, foi assobiado ao entrar na pista para a final.

ZAP / Lusa / ABr

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.