Médicos descobrem pequeno cérebro no ovário de uma rapariga

8246

Uma rapariga de 16 anos foi submetida a uma operação de urgência ao apêndice, no Japão. Mas os médicos encontraram mais do que um apêndice inflamado: um tumor com um pedaço de cérebro no ovário da jovem.

O tumor, com 10 centímetros, era composto por uma massa de pelo enrolado e uma estrutura de 3 centímetros com as mesmas características de um crânio.

Uma análise minuciosa do tumor revelou que se tratava, na verdade, de uma versão reduzida de um cerebelo, a região do Encéfalo responsável pelo equilíbrio do corpo e que geralmente está localizada abaixo dos dois hemisférios cerebrais.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado no início deste mês na revista Neuropathology.

Este tipo de tumor com pelos, gordura, músculo, osso, cartilagem e em alguns casos até dentes é chamado de teratoma (do grego “teras”, que significa monstro).

Os casos de teratomas nos ovários são comuns – calcula-se que um em cada cinco tumores no ovário sejam teratomas.

No entanto, as células cerebrais encontradas nesse tipo de tumores nunca estão organizadas numa estrutura cerebral, como acontece no caso desta paciente, diz Masayuki Shintaku, especialista do Centro Médico de Shiga para Adultos, no Japão.

Masayuki Shintaku

O tumor tinha pelos e uma estrutura em forma de cérebro coberta por osso craniano

O tumor tinha pelos e uma estrutura em forma de cérebro coberta por osso craniano

Segundo a revista New Scientist, a jovem não apresentava sintomas indicando a presença do tumor, que foi extraído sem complicações.

Mas há casos de mulheres com teratomas nos ovários que sofrem de confusão, agitação, pensamentos paranoicos e perdas de memória. Estes sintomas neurológicos são reduzidos após o tumor ser retirado.

A causa destes tumores ainda é desconhecida, mas sabe-se que resultam de células que continuam em desenvolvimento como se estivessem a transformar-se num feto, mesmo sem a fertilização.

Curiosamente, esta não é a primeira vez em que cirurgiões japoneses encontram um teratoma num estado avançado. Em 2003, foi extraído de uma jovem de 25 anos um tumor com órgãos, cabeça, corpo e até um pequeno pénis.

ZAP // BBC

5 COMENTÁRIOS

  1. ZAP…
    Só uma correção… o cerebelo não é uma região do cérebro… o cérebro, cerebelo, e tronco cerebral são partes do Encéfalo…

  2. Só um aparte… um teratoma com um “pequeno pénis”???!!!… a partir de células femininas???!!!… algo está errado por aqui… não seria mais um clitoris???… É que sem cromossoma Y nada feito quanto a pénis… e mulheres não têm cromossoma Y…

    • Caro Paulo,
      Obrigado pelo seu reparo, que parece ter toda a lógica.
      A referência parece estranha e não consta numa das fontes que citamos (a New Scientist), nem a conseguimos encontrar em fontes adicionais, mas consta no texto da BBC, pelo que optamos para já por mantê-la.

      • Pois… compreendo a vossa posição… mas que não bate certo com a informação genética de uma mulher… isso não bate… :-S
        Quanto muito isso poderia acontecer num teratoma testicular…
        Daí eu referir atrás que se fosse um clitóris num teratoma extraído de “uma jovem”… nada de mais… até porque pénis e clitóris tem origem em esboços embrionários semelhantes… agora pénis… algo não bate certo… mas…

RESPONDER

Através do estudo de magnetizações remanescentes em antigos meteoritos, uma equipa do MIT determinou que a nebulosa solar - o vasto disco de gás e poeira que veio a formar o Sistema Solar - durou entre 3 e 4 milhões de anos

Cientistas estimam o tempo de vida da nebulosa solar

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma enorme nuvem de hidrogénio gasoso e poeira colapsou sob o seu próprio peso, eventualmente achatando-se num disco chamado nebulosa solar. A maioria deste material interestelar contraiu-se …

-

Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais na nossa dieta, e os especialistas recomendam que correspondam a 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente. Mesmo assim, é do conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para …

-

FC Porto vence Boavista e não larga Benfica

Um golo de Soares, aos sete minutos, deu hoje o triunfo ao FC Porto em casa do Boavista por 1-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol que deixa os 'dragões' novamente …

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

Jornal de Angola critica justiça portuguesa: "Tanta falta de vergonha"

O Jornal de Angola retomou este domingos as críticas a Portugal, afirmando que "custa ver tanta falta de vergonha", a propósito da divulgação pela comunicação social do processo na Justiça portuguesa envolvendo o vice-presidente angolano, …

Neil Fingleton, Mag the Mighty em Guerra dos Tronos

Morreu o homem mais alto do Reino Unido (e da Guerra dos Tronos)

Morreu este sábado, vítima de ataque cardíaco, o actor e basquetebolista britânico Neil Fingleton, o homem mais alto do Reino Unido. O malogrado actor Neil Fingleton, de 36 anos, desempenhava vários papéis na série 'Guerra dos Tronos', …

O 'coração' de Marte

NASA publica foto inédita do coração de Marte

A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem rara da superfície marciana, na qual se pode observar a rocha-mãe do planeta vermelho. De acordo com a NASA, a maior parte da superfície do quarto planeta do …

O actor Bill Paxton

Actor Bill Paxton morre após cirurgia

O ator norte-americano Bill Paxton, conhecido pela sua participação em filmes como "Aliens" ou "Titanic", morreu no sábado, aos 61 anos, na sequência de complicações após uma cirurgia, divulgou hoje a imprensa norte-americana. Citado pela revista …

-

O “telefone mais destrutivo da história” é falso

O director do Museu de Comunicações de Frankfurt aponta discrepâncias quanto ao suposto telefone vermelho de Adolf Hitler, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, recentemente vendido por 239 mil euros em leilão - …

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio

Núncio "confessou responsabilidade" (e o país "deve-lhe muito")

O PCP considerou hoje que a "confissão" do ex-secretário de Estado Paulo Núncio no caso das transferências para 'offshore' responsabiliza não só o CDS, mas também o PSD e o anterior Governo. O antigo secretário de …

Freedom 251, o smartphone indiano de 3 euros

Criador do smartphone de 3 euros foi preso por fraude

Mais uma vez se comprova que quando as coisas parecem boas demais para serem verdade... quase sempre o são: e o smartphone de 3.29 euros que nunca se veio a concretizar não é excepção. Há um …