Médicos americanos desenvolvem computador que prevê a morte

sc BBC

O médico Steve Horng com o super computador que ajuda a prever a morte dos pacientes

O médico Steve Horng com o super computador que ajuda a prever a morte dos pacientes

O super computador foi desenvolvido por médicos norte-americanos e tem uma eficácia de quase 96% a prever se um paciente está prestes a morrer.

O grupo do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, decidiu ligar os pacientes à máquina e esta foi capaz de detetar doenças mais rapidamente do que a própria equipa médica, noticia o Daily Mail.

Carregado com informação de mais de 250 000 pessoas dos últimos 30 anos, o dispositivo consegue fazer diagnósticos muito mais rápidos e tem uma eficácia de quase 96% a perceber a probabilidade de um paciente morrer.

Esta eficácia pode agilizar o processo de curar um determinado paciente, fazendo com que seja também possível salvar mais vidas.

“Este retrato permite-nos aproveitar o poder do armazenamento de dados”, diz Steve Horng, médico responsável pelo projeto.

“Podemos comparar pacientes em condições de saúde semelhantes e prever diagnósticos no futuro”, acrescenta.

O computador memoriza os dados dos pacientes a cada três minutos, medindo tudo desde os níveis de oxigénio e a pressão arterial.

Para além disso, os médicos deste hospital usam os famosos óculos da Google – Google Glass – enquanto veem os pacientes e podem também recorrer a eles quando precisam de ver ficheiros, para não perder tempo a ver os arquivos.

Outra medida que está ainda a ser testada são os códigos nas portas dos quartos para que os médicos consigam rapidamente aceder aos registos dos pacientes.

“Não só nos permite ter as mãos livres, como está sempre ligado, em frente a nós e a dar-nos informação (…) sem ter de interromper o paciente, perder contacto visual ou até mesmo ter de sair do quarto “, diz o responsável.

Será que algum dia vamos ter hospitais destes em Portugal?

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.