/

Meco: havia mais uma pessoa no momento da tragédia

11

Lawrie Cate / Flickr

-

Pode ter havido outro sobrevivente da tragédia em Sesimbra que vitimou seis estudantes em dezembro. Além de João Gouveia, líder da praxe da Universidade Lusófona, um ex-Dux estaria também presente na praia do Moinho, no Meco, no momento do desaparecimento dos jovens.

A informação é avançada pelo Jornal de Notícias, através da denúncia de um familiar das vítimas “confirmada por alunos da universidade”.

De acordo com as informações obtidas, João Gouveia, Dux da praxe da Universidade Lusófona – que entretanto foi destituído da posição máxima da hierarquia da instituição – estaria acompanhado de um ex-Dux da Comissão de Praxes, “que o terá ajudado nessa madrugada”.

A tragédia no Meco aconteceu na madrugada do dia 15 de dezembro, quando seis estudantes foram arrastados por uma onda. Os jovens estavam trajados e, ao que tudo indica, estariam num ritual praxístico. João Gouveia, que deu o alerta às autoridades de imediato, tinha a mochila seca e era o único dos jovens que tinha levado o telemóvel. Os estudantes terão andado sete quilómetros a pé, desde a casa alugada onde estavam até à Praia do Moinho.

No entanto, João nada disse sobre o que se passava no momento do acidente, tendo-se mantido em casa desde essa altura, sem prestar mais declarações às autoridades. Numa cerimónia ocorrida este fim de semana, os familiares das vítimas apelaram ao sobrevivente para que desse esclarecimentos sobre o ocorrido. Os familiares das vítimas já anunciaram que vão constituir-se assistentes no inquérito que vai investigar o que aconteceu de facto na madrugada do dia 15.

Vítimas:
Tiago André Campos (21, Comunicação Aplicada)
Joana Barroso (22, Serviço Social)
Catarina Soares (22)
Carina Sanchez (23, Design de Comunicação)
Andreia Revéz (21, Engenharia)
Pedro Tito Negrão (24, Gestão)

Sobrevivente:
João Miguel Gouveia (23)

ZAP

11 Comments

  1. No meu fraco entender de simples operário emigrante na Holanda onde resido desde 1964 e já velhote,quase 90 anos,digo simplesmente que acho estas praxes dos estudantes do Ensino Superior,quiçá futuros Magistrados,Advogados,Médicos, Engenheiros e futuros Ministros,enfim,intelectuais responsáveis,são afinal um divertimento humilhante para os executantes.Aqui nesta tragédia da praia do Meco,é de causar espanto como gente adulta e intelecto desenvolvido se arrisca a enfrentar as enormes ondas do Mar.É caso para dizer:-Não são analfabetos,mas são analfabrutos.

  2. Porque é que este tipo de bulling continua?
    Culpados são todos quantos se divertem com o axincalhamento do outro.
    E a comunidade que fecha os olhos às praxes que só servem para diminuir o ser humano.
    E as instituições que protegem os bandalhos e até fomentam as praxes.

    • Bom dia, acredita em tudo o que a comunicação social diz? Aceita todas aquelas noticias de manchete que são criadas so para mexer em temas polémicos e vender mais? Se não espero que faça também uma filtragem nas noticias em relação a praxe, porque quem nunca viveu a praxe não faz ideia de como é bom estar assim num grupo. NINGUÉM OBRIGA NINGUÉM A IR A PRAXE. . e quem não for é excluído? nao, apenas como é normal acaba por nao conhecer tanta gente, porque não teve aquele empurram que so a praxe pode dar. É triste este tipo de condenações de quem nunca la esteve, porque há tantas tantas coisas muito piores e ninguém se da ao trabalho de lutar contra elas . . como claques de futebol que partem tudo quando passam. . Não peço que passem a adorar a praxe mas que pensem antes de serem apedrejadores. . . Obrigado

      • NiNGUÉM OBRIGA NINGUÉM???? Só podes estar a brincar comigo meu filhO da p****! Coloca-te na pele de um puto que fica colocado a 200km da terra onde sempre viveu e diz-me que poder de dizer não é que ele tem? É bom estar em grupo a ser humilhado?? Tu bates é mal dessa cabeça.

  3. EMPURRAM!!!???…. Antes de escreveres pensa,ahahahahe és tu formado. Aprendam a FAZER PRAXES,á maneira dos ESCOTEIROS-ESCUTEIROS,pois ai so em último recurso,ou por azar,como se costuma dizer, males acontecem,porque se pensa,se respeita, se mede as consequencias, etcetc,-dai está o que o FUTURO da JUVENTUDE desde 1910 + ou – se axincalha o ser humano nas praxes ,mais parvas,estúpidas, desde que elas apareceram. e são voçês os-as que fazem as praxes,que oprimem, ameaçam etcetc gente formada que fazem e ensinam estas M**** de ESTUDANTES UNIVERSITARIOS-AS, uma minoria RELES…VALHA_NOS DEUS_O OMNI;JESUSA……

  4. o pai de uma das vitimas lembrou ter andado na guerra colonial, e que a “praxe!?” mais parecia exercícios dos comandos. Já alguém se questionou sobre a possibilidade de serem grupos, como aquele constituído por alguns meninos da linha de cascais, que por tédio, resolveram pegar fogo a uma casa abandonada, onde estavam sem-abrigos que tiveram de fugir para não morrer queimados. Posso estar a cometer um grave erro, mas parece-me reconhecer o rosto do sobrevivente do Meco como o lider de uma manifestação xenofoba decorrida, penso em 2010, no paredão de Cascais .

  5. As pessoas que emprenham pelos ouvidos e pelos títulos garrafais da porcaria de jornalismo que temos neste país, quando alguém faz um comentário que não concordam decidem logo vomitar a porcaria que têm na boca, não é sr. J.Gomes. Não me pareceu que o Luís Leal (apesar de Luís não sou eu) não se dirigiu directamente a si. Relativamente ao assunto praxes, também concordo, fui praxado e praxei, não fiz nada contra os meus princípios, diverti-me à grande, conheci muita gente, e hoje voltava a viver o mesmo… o resto são casos de polícia. Querem acabar com a praxe porque meia dúzia de trastes se aproveitam do termo para repercutir as suas frustrações pessoais? Acabem também com a igreja só porque alguns padres são pedófilos… E agora venham de lá essas ofensas só porque tenho ideia diferente!

  6. As praxes não são mais do que elevação do ego dos burros , porque uma vez que não querem nem sabem estudar , os praxantes são os frustados da universidade que querem atigir o seu obejtivo de serem alguem na vida a subjugar e humilhar os que são mais inteligentes que eles apesar de mais novos e ingenuos. ospraxantes são burros, incultos e assassinos sem grades, dos sonhos das vidas e até do orgulho dos nossos meninos e meninas que tanto se esforçam por serem alguem neste mundo cão.

  7. Eu fui praxada… E garanto que a praxe é extremamente ofensiva, humilhante, e por vezes psicologicamente difícil de suportar… Se para uns a praxe pode ser soft…. Para outros nãao ha limites… Portanto para aqueles que tiveram a oportunidade de ter uma boa praxe que permitiu uma boa integraçao no meio academico que se deem por felizes… Nem sempre acontece assim!!!

  8. Estou completamente de acordo com o alfarroba …é triste ser humilhado por pessoas sem o minimo de educaçâo e valores morais… o k antes era bonito de se ver é lamentavel k nos tempos de hoje esteja transformado em crimes e seja caso de policia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.