//

McLaren divulga imagens do Fórmula 1 do futuro

Com a aproximação de 2017, ano em que a Fórmula 1 promete uma reformulação nos regulamentos desportivo e técnico, a McLaren revelou uma proposta futurista de antevisão do que os novos carros da categoria poderão ser no futuro.

Os desenhos apresentados pela equipa britânica são um conceito do MP4-X, que prometem ir ao encontro de várias das propostas que estão a ser actualmente discutidas na competição.

Como as imagens revelam, a proposta da McLaren é ambiciosa e ousada. As mudanças incluem a adopção de cockpits fechados, que se tornaram motivo de grande debate após a morte dopiloto francês Jules Bianchi, que sofreu um terrível acidente no GP do Japão de 2014.

Além disso, o conceito MP4-X apresenta uma frente aerodinâmica que reaproveita energia solar para gerar energia para o próprio carro e comandos por gestos para a execução de algumas funções directamente do cockpit.

John Allert, diretor de branding da McLaren, diz que este conceito procura “alcançar o futuro e imaginar a arte do possível“.

Combinamos uma série de ingredientes-chave da Fórmula 1, como a velocidade, a emoção e o desempenho, com temas emergentes do desporto, como cockpits fechados para aumentar a segurança do piloto, e tecnologias híbridas de energia.

McLaren MP4-X Concept Car

“A Fórmula 1 é um desporto de gladiadores por excelência, e prevemos para o futuro uma vitrine de alta tecnologia e performance que excitará os fãs como nenhum outro desporto”, explicou Allert.

Recentemente, também a Ferrari divulgou o seu Fórmula 1 do futuro.

A proposta não incluía muitos detalhes técnicos, de aerodinâmica ou de segurança, mas incitou os dirigentes das restantes equipas a abordar novas formas de tornar a categoria mais atractiva, competitiva e segura.

Adrian Newey, projectista da Red Bull, idealizou também há alguns anos um modelo que tinha como objectivo ser o carro mais veloz do mundo.

Mas o projeto apresentado pela McLaren, porém, vai mais longe, revelando detalhes técnicos e todas as propostas da equipe.

“O visual é impressionante, mas é debaixo da pele que as alterações são mais evidentes“, diz a McLaren no site de apresentação do MP4-X.

O MP4-X Concept foi projectado para aproveitar fontes de energia alternativa, o chassis muda de forma para se adaptar a exigências aerodinâmicas diferentes e o protótipo comunica às boxes casos de falhas ou problemas”, revela a escuderia.

Canaltech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.