/

Massa de ar do norte de África ameaça qualidade do ar até sexta-feira

NASA

-

A qualidade do ar em Portugal Continental pode ser afectada esta quarta-feira por uma massa de ar proveniente do norte de África, contendo partículas e poeiras em suspensão, informou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Segundo a informação divulgada pela APA, irá continuar a “ocorrer a advecção (a deslocação de uma massa de ar no sentido horizontal) e o transporte das partículas em suspensão com origem nos desertos do norte de África”.

A mesma informação acrescenta que a análise comparativa de modelos prognósticos indica que o fenómeno poderá manter-se nos dias seguintes.

“A APA, sugere o acompanhamento da evolução dos índices diários de qualidade do ar em www.qualar.org, e recomenda a consulta de conselhos para a saúde em www.dgs.pt“, lê-se.

A agência recorda que em Portugal e nos países mediterrânicos estes acontecimentos “são mais frequentes nos períodos da primavera e verão”.

O departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT da Universidade Nova de Lisboa recomenda também à população que reduza os esforços prolongados e efectuados ao ar livre, principalmente das crianças, idosos e doentes das áreas respiratória ou cardíaca.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.