Massa de ar polar causa várias mortes na Europa

3240

Temperaturas de até -30º C fizeram vítimas na Polónia, Itália, Rússia e outros países. Em Istambul, a tempestade de neve anulou voos e paralisou o tráfego.

A Europa está a sofrer uma onda de frio, com temperaturas glaciais que causaram a morte de dez pessoas na Polónia, sete na Itália e deixaram Istambul paralisada.

Na Polónia, as temperaturas caíram para os -20º Celsius em algumas regiões, anunciou o Centro Governamental de Segurança Nacional (RCB).

A cada ano morrem, em média, 80 cidadãos polacos devido às baixas temperaturas. A polícia local pediu à população que permaneça alerta relativamente a sinais de hipotermia, em particular quanto aos sem-abrigo.

Em Moscovo, as temperaturas chegaram a atingir os -30º C durante a noite. Em São Petersburgo, no noroeste da Rússia, a polícia encontrou o corpo de um homem morto por hipotermia na noite de sexta-feira.

Segundo a agência RIA Novosti, Moscovo foi uma das cidades europeias onde se registaram as mais baixas temperaturas, tendo vivido este ano o Natal ortodoxo mais frio dos últimos 120 anos.

Istambul paralisada

Uma tempestade de neve atingiu Istambul, este sábado, paralisando a cidade e provocando o encerramento do aeroporto e o cancelamento de centenas de voos, além da interrupção do tráfego no estreito de Bósforo.

Na vizinha Bulgária, foram encontrados os corpos congelados de dois imigrantes numa floresta do monte de Strandja, no sudeste do país, perto da fronteira com a Turquia.

As temperaturas mais frias deste inverno na Suíça foram medidas na manhã de sexta, em La Brévine (-29,9 graus a 1.000 metros de altura). Esta localidade detém o recorde absoluto de frio na Suíça: -41,8º C em 12 de janeiro de 1987.

A vaga de frio chegou também aos Balcãs com as temperaturas a atingirem os -27 graus nas regiões montanhosas da Bósnia e no sul da Sérvia. Mas o clima não impediu os fiéis de participar nos tradicionais banhos gelados para celebrar o feriado cristão da Epifania.

Frio na Alemanha e Itália

Na origem desta vaga de frio, que deve durar até domingo, estão massas de ar polar com origem na Escandinávia.

A Alemanha também viveu a sua noite mais fria, com -26° C registados em duas cidades no sul do país, e -25° C em Oberstdorf, no sudeste, enquanto que os termómetros caíram para -15°C em Berlim.

Em Itália, pelo menos 7 pessoas morreram nas últimas 48 horas devido à onda de frio. O país também registou nevões, principalmente no centro.

A neve perturbou o tráfego ferroviário e obrigou ao encerramento dos aeroportos de Brindisi e Bari, no sul de Itália.

ZAP // Fala RN / Lusa

RESPONDER

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …

-

Morte de porcos nadadores das Bahamas é um mistério, mas a culpa pode ser dos turistas

Vários dos famosos porcos nadadores das Bahamas apareceram mortos e ninguém sabe explicar como é que isso aconteceu, mas há especulações de que a culpa pode ser dos turistas. A chamada Praia dos Porcos, ou Big …