Massa de ar polar causa várias mortes na Europa

3230

Temperaturas de até -30º C fizeram vítimas na Polónia, Itália, Rússia e outros países. Em Istambul, a tempestade de neve anulou voos e paralisou o tráfego.

A Europa está a sofrer uma onda de frio, com temperaturas glaciais que causaram a morte de dez pessoas na Polónia, sete na Itália e deixaram Istambul paralisada.

Na Polónia, as temperaturas caíram para os -20º Celsius em algumas regiões, anunciou o Centro Governamental de Segurança Nacional (RCB).

A cada ano morrem, em média, 80 cidadãos polacos devido às baixas temperaturas. A polícia local pediu à população que permaneça alerta relativamente a sinais de hipotermia, em particular quanto aos sem-abrigo.

Em Moscovo, as temperaturas chegaram a atingir os -30º C durante a noite. Em São Petersburgo, no noroeste da Rússia, a polícia encontrou o corpo de um homem morto por hipotermia na noite de sexta-feira.

Segundo a agência RIA Novosti, Moscovo foi uma das cidades europeias onde se registaram as mais baixas temperaturas, tendo vivido este ano o Natal ortodoxo mais frio dos últimos 120 anos.

Istambul paralisada

Uma tempestade de neve atingiu Istambul, este sábado, paralisando a cidade e provocando o encerramento do aeroporto e o cancelamento de centenas de voos, além da interrupção do tráfego no estreito de Bósforo.

Na vizinha Bulgária, foram encontrados os corpos congelados de dois imigrantes numa floresta do monte de Strandja, no sudeste do país, perto da fronteira com a Turquia.

As temperaturas mais frias deste inverno na Suíça foram medidas na manhã de sexta, em La Brévine (-29,9 graus a 1.000 metros de altura). Esta localidade detém o recorde absoluto de frio na Suíça: -41,8º C em 12 de janeiro de 1987.

A vaga de frio chegou também aos Balcãs com as temperaturas a atingirem os -27 graus nas regiões montanhosas da Bósnia e no sul da Sérvia. Mas o clima não impediu os fiéis de participar nos tradicionais banhos gelados para celebrar o feriado cristão da Epifania.

Frio na Alemanha e Itália

Na origem desta vaga de frio, que deve durar até domingo, estão massas de ar polar com origem na Escandinávia.

A Alemanha também viveu a sua noite mais fria, com -26° C registados em duas cidades no sul do país, e -25° C em Oberstdorf, no sudeste, enquanto que os termómetros caíram para -15°C em Berlim.

Em Itália, pelo menos 7 pessoas morreram nas últimas 48 horas devido à onda de frio. O país também registou nevões, principalmente no centro.

A neve perturbou o tráfego ferroviário e obrigou ao encerramento dos aeroportos de Brindisi e Bari, no sul de Itália.

ZAP // Fala RN / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

-

Unesco classifica como "crime de guerra" destruição de tesouros pelo Daesh

A diretora geral da Unesco classificou hoje como "um crime de guerra e uma perda imensa para o povo sírio e para a humanidade" a mais recente destruição de tesouros arqueológicos pelo Daesh em Palmyra, …

-

"América primeiro": Donald Trump já é Presidente dos EUA

O multimilionário tomou posse esta sexta-feira como novo Presidente dos Estados Unidos, numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington. A cerimónia de tomada de posse de Donald Trump como 45.º presidente dos Estados Unidos começou …

Primeiro-Ministro António Costa conversa com deputada Catarina Martins (BE) antes do encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2016

TSU lança ameaça de crise na Geringonça

As divisões à esquerda na temática da Taxa Social Única (TSU) estão a criar desconforto na "Geringonça", e um deputado independente já sugeriu uma moção de confiança - que o PS rejeita. Francisco Assis coloca já a hipótese de eleições …

Primeiro-Ministro António Costa e Ministros Adjunto, Eduardo Cabrita, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques

Presidentes das CCDR vão ganhar mais 1.310 euros por mês

O governo quer dar mais poderes às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e com isso, propõe o aumento do salário dos respectivos presidentes que passarão a ganhar mais 29%, ou seja, uma subida de …

Carlos Alberto Silva, ex-treinador do FC Porto

Morreu Carlos Alberto Silva, treinador bicampeão pelo FC Porto

Carlos Alberto Silva, antigo treinador bicampeão pelo FC Porto, morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 77 anos, em Belo Horizonte, Brasil. O antigo treinador tinha sido operado ao coração no final do ano passado e …

A tenista Venus Williams

ESPN afasta comentador que comparou Venus Williams a um gorila

A cadeia televisiva retirou Doug Adler da cobertura do Open da Austrália, com base na má "escolha de palavras" do comentador, acusado de ter comparado a movimentação da tenista norte-americana Venus Williams à de um …

Loalwa Braz Vieira, do grupo Kaoma, cantora do super hit "Lambada (Chorando Se Foi)"

Suspeito de assaltar e matar Loalwa Braz era funcionário da pousada da cantora

As autoridades brasileiras prenderam três suspeitos de assaltar e matar a intérprete da "Lambada" e "Chorando Se Foi", nesta quinta-feira. Loalwa Braz Vieira, de 63 anos, foi assaltada e morta por um grupo, onde se inclui …

Os filhos do embaixador do Iraque em Portugal deram uma entrevista à SIC para contar a sua versão dos factos

Há fortes indícios de que os gémeos iraquianos tentaram matar Rúben Cavaco

O Ministério Público considera que há "fortes indícios" de que os filhos gémeos do Embaixador do Iraque em Portugal tentaram matar o jovem Rúben Cavaco. Entretanto, sabe-se que o diplomata, que foi afastado do cargo, …

-

Donald Trump toma hoje posse como Presidente dos EUA

O multimilionário, de 70 anos, toma posse esta sexta-feira numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington, tornando-se no homem mais velho a assumir a Presidência dos Estados Unidos. Ao meio-dia de Washington (17h00 em Lisboa), …

-

Gabriela Canavilhas vai ser a candidata do PS em Cascais

A ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas será a candidata do PS às autárquicas deste ano em Cascais, informoue sta sexta-feira o presidente da concelhia do partido, Luís Miguel Reis. O nome da antiga ministra do Governo …