/

Martin Schulz vai deixar o Parlamento Europeu para concorrer contra Merkel

European Parliament / Flickr

Martin Schulz,  presidente do Parlamento Europeu

Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu

O presidente do Parlamento Europeu vai deixar o cargo para se lançar na política alemã, podendo vir a desafiar a chanceler Angela Merkel nas legislativas de 2017.

“Não irei concorrer para presidente do Parlamento Europeu no próximo ano, irei candidatar-me ao Bundestag alemão como cabeça de lista do meu partido, o SPD, pela Renânia do Norte/Vestfália”, anunciou Martin Schulz, numa declaração à imprensa, em Bruxelas.

“Não foi uma decisão fácil”, salientou o social-democrata, de 60 anos.

O SPD é atualmente parceiro da coligação governamental alemã liderada por Angela Markel, que já anunciou uma candidatura a um quarto mandato.

A líder democrata-cristã, de 62 anos, foi eleita chanceler pela primeira vez em 2005. Nos últimos meses, tem enfrentado várias dificuldades por causa da sua política de migração e da ascensão de partidos populistas de direita.

A decisão de Schulz abre o debate sobre a sua sucessão no Parlamento Europeu, sendo o Partido Popular Europeu (PPE) apontado como a mais provável fonte do próximo presidente.

No entanto, políticos do PPE já ocupam a presidência do Conselho Europeu (Donald Tusk) e da Comissão Europeia (Jean-Claude Juncker).

Martin Schulz é deputado ao PE desde 1994 e entre 2004 e 2012 foi o líder da bancada socialista no hemiciclo europeu. Foi eleito presidente do Parlamento Europeu em 17 de Janeiro de 2012.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.