/

Marrocos proíbe fabrico e venda da burca

As autoridades de Marrocos proibiram o fabrico e venda do véu islâmico integral, argumentando que esta indumentária que cobre o corpo da cabeça aos pés está a ser usada para esconder a identidade dos criminosos.

“Tomámos a medida de proibir totalmente a importação, fabrico e comercialização desta peça de vestuário em todas as cidades e vilas do reino”, disse um alto funcionário do Ministério do Interior ao site informativo Le360, e reproduzido pela agência de notícias AFP.

De acordo com vários órgãos de comunicação social marroquinos, que dão esta terça-feira conta da iniciativa do Ministério do Interior, os comerciantes estão a ser informados de que têm 48 horas para escoar a mercadoria, através de ações de sensibilização que pretendem informar os donos das lojas desta iniciativa governamental.

A imprensa dá conta de que o principal motivo para esta decisão tem a ver com “criminosos que repetidamente usam esta peça de vestuário para cometerem os seus crimes”, evitando a identificação pelas testemunhas, já que estão completamente cobertos.

O Islão é a religião maioritária em Marrocos, incluindo os povos berberes. De acordo com a CIA, 99% dos marroquinos são muçulmanos – dos quais a quase totalidade é sunita.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.