/

Mário Soares já reage a estímulos mas continua inconsciente

7

FraLiss / Wikimedia

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O antigo Presidente da República mantém-se em situação crítica e com prognóstico reservado, mas teve “uma discreta melhoria do estado de consciência” e já reage a estímulos, informou o Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

“O Hospital da Cruz Vermelha informa que o doutor Mário Soares se mantém em situação crítica e com prognóstico reservado”, disse aos jornalistas o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata.

Segundo o primeiro boletim clínico do dia, “o estado de saúde do doutor Mário Soares manteve-se estável durante a noite, sem significativa alteração dos sinais vitais e com uma discreta melhoria do estado de consciência”.

Questionado pelos jornalistas sobre o que significava esta melhoria do estado de consciência, José Barata explicou que o ex-Presidente, de 92 anos, “está inconsciente, mas reage a estímulos“.

“O doutor Mário Soares mantém-se internado nos Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha sob permanente vigilância por parte da equipa clínica multidisciplinar que o acompanha”, referiu ainda a mesma fonte.

Sobre o que terá motivado o internamento, na madrugada desta terça-feira, o porta-voz disse apenas que o antigo chefe de Estado se sentiu indisposto, não avançando os motivos.

Esta terça-feira, Eduardo Barroso, médico e sobrinho de Mário Soares, explicou aos jornalistas que o estado de saúde do fundador do PS já se tinha agravado há algum tempo.

“São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher”, disse à saída do hospital.

No mesmo dia, Marcelo Rebelo de Sousa, que tinha acabado de regressar de Nova Iorque para assistir à tomada de posse de António Guterres como novo secretário-geral da ONU, seguiu diretamente para o Hospital da Cruz Vermelha.

Visitas emocionadas

Freitas do Amaral esteve esta manhã no Hospital da Cruz Vermelha, de onde saiu visivelmente emocionado.

“Temos de aguardar com muita paciência, respeito e, no meu caso, amizade”, começou por dizer aos jornalistas.

“Se puder recuperar, espero que recupere o mais depressa possível. Se não puder, que não sofra. (…) Sabemos que a nossa hora tem de chegar, mas espero que não seja esta”, declarou o centrista.

O político, com a voz trémula, recordou ainda a grande amizade que tem com o histórico socialista.

“Quando tantas outras pessoas mais próximas me evitavam e algumas até me chamavam fascista, ele acreditou sempre em mim. Apesar de termos tido as nossas divergências, a amizade e a admiração é superior a tudo isso”, concluiu.

ZAP / Lusa

7 Comments

    • Ou talvez algumas centenas de kilos de marfim…quem sabe!
      Se diz que erva ruim não morre….mas esta há-de ir se a justiça dos homens não se fez em tempo e os bajuladores e mamões continuam, a justiça de Deus o irá empurrar para as profundas do inferno e tomar banho em enxofre líquido enquanto conversa com seu ‘AMI MITERRANDETÊ…como ele dizia no seu franciú de meia tijela

  1. Mário Soares tem a seu crédito o facto de ter impedido o PCP de tomar o poder e transformar Portugal numa Cuba, no 25/nov. Mas fez isso porque interessava à sua sede de poder. Afastou Cunhal mas ganhou o poder e aplicou uma matriz socialista a Portugal que ainda hoje faz estragos, com seguidores como Sócrates e Costa, ambos apadrinhados por Soares.
    Tirando esse facto (que lhe deu poder), toda a obra política de Soares e a influência nefasta que teve sobre outros políticos, levou Portugal à cauda da Europa. Mesmo quando partidos mais à direita governavam, a constituição socialista e o estado enorme e gastador, obrigavam a seguir a matriz que Soares impôs nos primeiros governos pós 25/abr.
    Até a adesão à UE e Euro, foi sua obra e hoje todos os economistas e analista políticos estão de acordo que foi um erro, difícil de corrigir.
    A divisão da população, entre funcionários públicos (e dependentes do estado), e a restante população dependente da economia privada, é uma marca socialista que se deve a Mário Soares.
    Não falando também da “exemplar” descolonização, quando Soares negligenciou os interesses dos seus concidadãos, preteridos pela subserviência de Soares à internacional socialista, e à sua estratégia de poder.
    Dizer que a sua partida deixará saudades ou boas lembranças, seria de uma enorme hipocrisia. Morra em paz e que a história um dia conte como foram prejudiciais para o país, as suas ideias socializantes.

  2. Este homem deve anos á cova e milhões ao povo português. Não sei se deva começar por falar de Angola ou das malas de dinheiro vindas de Macau. Ou se calhar das maiores asneiras do nosso País, uma ainda dúbia: entrada na CEE; outra certamente a mais errada: entrada no Euro.
    Este homem como disse o Carlos e muito bem só tem o “méritinho” do 25 de Novembro. Mais nada ! De resto foi provavelmente ainda mais corrupto que o proprio Sócrates.
    Sr. Presidente da Republica, Marcelo rebelo de Sousa, tenha juizo quando diz que todos os portugueses lhe têm carinho…
    Eu … vou abrir uma garrafa de champanhe quando ele morrer !

  3. Mérito do 25 de Novembro? É bom não esquecer que “essa coisa” era comuna junto com o ‘cavalo branco’ e o que fez, foi apenas por despeito de ter sido preterido pelo outro, nada mais

  4. E… se o homem morre? Será que em cima do caixão dele vão colocar a bandeira portuguesa? Bem, é que consta que o homem espezinhou a Bandeira Nacional em Paris e que em Bruxelas chegou fogo a outra… dá ideia que o homem não gosta da bandeira portuguesa nem um bocadinho. Será que também a hasteou ‘de pernas para o ar’ como o outro?

    • Se assim for, não deixa de ser irónico, abafá-lo com a mesma bandeira que pisou. É sinal que Portugal ficou por cima no final…
      Vai depressa para não causar mais despesa!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.