/

Mário Soares, 90 anos pela liberdade, pela tolerância, pela democracia

2

Aires Almeida / Flickr

Mário Soares em Muxagata durante a campanha para a presidência, em Janeiro de 1986.

Mário Soares em Muxagata durante a campanha para a presidência, em Janeiro de 1986.

Um homem da liberdade e um homem da democracia foram as expressões mais usadas por personalidades à esquerda e à direita, para definir Mário Soares, à chegada ao almoço que comemora o 90º aniversário do ex-presidente da República.

“Não esqueço e nenhum português deve esquecer que Mário Soares foi o político que mais combateu a ditadura da direita antes do 25 de Abril e a ditadura de esquerda em 1975″, destacou Freitas do Amaral, que chegou ao almoço acompanhado pela mulher.

Recusando fazer comentários sobre a actualidade política, Freitas do Amaral optou por destacar o objectivo do convívio no Espaço Tejo, da antiga Feira das Indústrias de Lisboa, e considerou que “se um político tão destacado da história de Portugal nos últimos 40 anos não tivesse amigos fora do PS também não tinha feito tudo o que fez”.

O capitão de Abril e presidente da Associação 25 de Abril Vasco Lourenço afirmou que Mário Soares foi, acima de tudo, um “homem da liberdade, que “nunca aceitou assumir posições que colocassem em causa a liberdade”.

José Goulão / Wikimedia

-

Em declarações aos jornalistas, à chegada ao almoço, o ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo considerou que Soares “fez coisas muito boas e também muito más” no passado mas, sobretudo, frisou, “quando se fala em liberdade e democracia pensa-se em Mário Soares”.

“É com homens como Mário Soares que se defende mais a liberdade e a democracia. Não estão nunca suficientemente defendidas, todos os dias temos que as defender, os 90 anos de Mário Soares são uma óptima oportunidade para isso”, disse.

Acompanhado pela filha, a deputada do PS Isabel Moreira, o ex-ministro e ex-presidente do CDS-PP Adriano Moreira, referiu-se à amizade por Mário Soares e à intervenção política do ex-chefe de Estado.

“A intervenção fundamental no momento da revolução, porque essa é que ajudou a parte civil a encaminhar a organização constitucional do país. Acho que por vocação, e até hereditariamente, é sobretudo um estadista”, declarou.

Sichov / Sipa Press

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O ex-presidente da República Jorge Sampaio afirmou que Soares “é uma grande figura portuguesa e europeia e um homem com grande sentido estratégico que se bateu em circunstâncias difíceis por muitos momentos importantes da vida portuguesa”.

Também Francisco Balsemão, ex-primeiro-ministro e presidente do Grupo Impresa, e Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud e antiga ministra da Saúde do PSD, marcaram presença no almoço.

A ex-ministra destacou Mário Soares como um “português que se distinguiu e se distingue pela defesa da democracia”.

“Não tem a ver com esta ou aquela faceta política, tem a ver com aquilo que o nosso país é e aquilo que quer ser”, considerou Leonor Beleza.

O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, o socialista Almeida Santos e o ex-presidente da República portuguesa Jorge Sampaio, e respectivas mulheres, e o secretário-geral do PS, António Costa, acompanham Mário Soares na mesa de honra do almoço.

 

ZAP /Lusa

2 Comments

  1. Sim sr o mario soares foi um grande opositor ao regime onde o mesmo se formou de BORLA conheceu quase todas as prisoes de portugal ate que se tornou num foragido. Por causa das promocoes dos cAPITAES deu-se o 25 de abril e entao o dito cujo apareceu e foi tudo o que quiz em Portugal Conclusao: qual foi o povo que este sr ajudou? que claque? notem o jantar do0s gtrandes srs. tudo serve ate quem foi primeiro ministro e nao pagava impostos outros administradores de departaments de estado que sairam de maos cheias e um rasto infindo de prevaricacoes so sairam impunes la esta era o regime dos libertadores
    sr soares cale-se que so diz babuseiras.

  2. Na realidade é preciso ter muita “lata” para dizer as baboseiras que o Sr. Dr.Mário Soares diz e que continua a ter muitos aplausos dos bajuladores que aceitaram as maravilhosas descolonizações, o pedido de ajuda em 83 com o país na miséria e tnatas outras situações. Só que ao contrário do dito Senhor, o povo, o verdadeiro não esquece e não estou a falar daqueles que são metidos em camionetas e lanches de borla, para o beijocarem. Com os seus prosaiscos 90 anos, já é altura de ter vergonha. Como dizia Sua Alteza Real D.Juan Carlos ao falecido, aquele que vem à terra sob forma de “passarito”, PORQUE NO TE CALLAS ? E a ultima deste senhor, com letra pequena porque ao contrário do que dizem, não tem estatuto presente de SENHOR, afirma que a greve da TAP é patriotica. Por amor da Santa, valei-nos. Vadre reto Satanás. Ja´agora lembram-se que o exilio deste senhor foi em S.Tomé e Principe a passera nas Avenidas ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.