Mário Machado condenado a dois anos e nove meses de prisão

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-dirigente do PNR, fundador da FN, Mário Machado

Ex-dirigente da Frente Nacional foi esta segunda-feira condenado por extorsão agravada na forma tentada.

Mário Machado foi condenado a dois anos e nove meses de prisão efetiva por causa de uma alegada tentativa de extorsão a partir da cadeia.

Em causa está o envio de uma carta a um antigo cúmplice e à sua mulher, a quem terá exigido 30 mil euros, sob ameaça de morte, a cumprir diante dos filhos, escreve o Diário de Notícias.

Segundo a agência Lusa, o arguido rejeitou estes factos, dizendo ter cancelado a entrega da carta, alegação que a Instância Central Criminal de Lisboa não acatou.

O ex-dirigente da Frente Nacional ia ser libertado na semana passada, uma vez que já tinha cumprido 5/6 de uma pena de 10 anos de prisão, em cúmulo jurídico.

Porém, logo de seguida, Mário Machado foi notificado de que ficava em prisão preventiva por causa deste processo de extorsão.

Em 2012, o Tribunal Criminal de Loures fixou em 10 anos o cúmulo jurídico das penas de prisão aplicadas a Mário Machado, tendo para este efeito sido consideradas condenações relacionadas com discriminação racial, coação agravada, posse ilegal de arma e ofensa à integridade física qualificada, entre outros ilícitos. Foi desta pena que o arguido cumpriu 5/6, que lhe poderiam garantir a liberdade condicional.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.