A “maré do século” transformou o monte Saint-Michel numa ilha

Time-lapse da subida da super-maré no monte Saint Michel

Um fenómeno sazonal que faz subir as águas do Atlântico em cerca 14,6 metros de altura ofereceu, às primeiras horas da manhã deste sábado, uma espectacular paisagem, transformando o monte Saint-Michel, na costa norte da França, numa ilha.

A “super-maré” provoca uma subida do nível das águas na região numa altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi a primeira neste século XXI.

Classificado património da humanidade em 1979, o monte Saint-Michel é uma emblemática vila medieval, numa península com falsa aparência de ilha, coroada por uma abadia que domina o monte, 170 metros acima do nível do mar.

O local encheu-se não apenas de água mas também de visitantes, que acorreram em grande número para observar o fenómeno – o qual durou apenas alguns minutos.

A chamada “maré do século” acontece na realidade de 18 em 18 anos, devido a um alinhamento raro entre o Sol, a Terra e a Lua. A última super-maré ocorreu em 1997.

“Vim ver o Mont St Michel, completamente cercado pelo mar, porque há muito tempo que não se via uma coisa assim, nasci nesta região e é a ocasião para ver a maré do século”, disse um habitante local à Euronews.

A próxima super-maré vai ter lugar em Março de 2033.

monsieurson / Flickr

O monte Saint-Michel, visto de avião, antes da super-maré

O monte Saint-Michel, visto de avião, antes da super-maré

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.