Marcelo quer debates com todos os candidatos

1

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende que todos os candidatos devem ser tratados de forma igual e, por isso, espera poder debater com todos os seus adversários na corrida a Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta quarta-feira que não devem existir candidatos “de primeira, de segunda e de terceira” e que todos devem ser tratados da mesma forma.

Por isso, o candidato que se assume independente espera ter a oportunidade de debater com todos os candidatos.

“Eu disse que, da minha parte, havia uma total disponibilidade de frente-a-frente com todos os candidatos que tivessem candidaturas formalizadas. São dez. Não são três, não são cinco, não são sete, são dez”, afirmou Marcelo, citado pela agência Lusa.

O candidato salientou ainda que as eleições Presidenciais, marcadas para 24 de janeiro do próximo ano, não devem ser encaradas “como em alguns torneios em que há cabeças de série, que se acham mais importantes e outros que não são”.

“Espero que haja da parte das televisões uma disponibilidade para haver debates de todos com todos”, defendeu.

Os debates televisivos arrancam já na próxima sexta-feira mas só vão pôr frente-a-frente sete dos dez candidatos, não se sabendo o destino dos restantes três, como mostra o jornal Público.

Para já, estão agendados debates entre o próprio Marcelo, Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Edgar Silva, Paulo Morais e Henrique Neto.

Ficam assim de fora os candidatos, também aceites esta segunda-feira pelo Tribunal Constitucional, Cândido Ferreira, Jorge Sequeira e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans.

Haverá três debates por dia, um por cada canal, entre 1 e 6 de janeiro, embora só o canal público transmita os debates em sinal aberto.

A partir do dia 7, a SIC transmite no seu canal aberto o debate entre Marcelo Rebelo de Sousa e Sampaio da Nóvoa e, no dia seguinte, a RTP passa o debate entre Marcelo e Maria de Belém. Para 9 de Janeiro está previsto o embate entre Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém na TVI.

A 19 de janeiro está previsto um último debate, entre todos os candidatos presidenciais, com lugar na RTP, algo inédito na história do debate televisivo político. A Antena 1 vai seguir o exemplo já na próxima segunda-feira, entre as 10h e as 12h, disponível em ‘streaming’ no site da estação e no portal da RTP.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.