Manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima analisado no Centro de Física Atómica

1

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima foi analisado esta semana no Centro de Física Atómica, anunciou o Santuário de Fátima, explicando que as análises visaram a certificação do documento.

Citado numa nota de imprensa, o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, afirma que, “através de uma parceria com o Centro de Física Atómica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em cujos laboratórios o manuscrito esteve dois dias, 03 e 04 de novembro, o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo”.

Segundo Maria Luísa Carvalho, coordenadora do projeto científico, o objetivo deste trabalho “tem em vista a caracterização do papel e da tinta”, sendo que “os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela irmã Lúcia antes e após a redação deste documento, para certificação”.

Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do Segredo de Fátima, cujos manuscritos são propriedade da Diocese de Leiria-Fátima e que, na sequência de um protocolo assinado em outubro, se encontram à guarda do Santuário de Fátima.

“Os resultados e conclusões deste trabalho serão publicados numa edição que o santuário está a preparar sobre o Segredo de Fátima e serão ainda objeto de publicação em revista científica internacional da especialidade”, refere a instituição.

O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima esteve em exposição, denominada “Segredo e Revelação”, entre 30 de novembro de 2013 e 31 de outubro, que foi vista por 227.921 pessoas.

O documento, que pertence ao Arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, ao qual será devolvido, pode ser visto na versão virtual da exposição.

Desde que foi disponibilizada “on-line”, a 13 de julho, esta exposição virtual registou 63.156 visitantes”, acrescenta o santuário.

O chamado Terceiro Segredo de Fátima é a terceira parte do segredo que terá sido revelado pela Virgem Maria a três crianças portuguesas, os pastorinhos de Fátima, Lúcia de Jesus dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, a 13 de julho de 1917, na Cova da Iria.

As duas primeiras partes foram reveladas em 1941 e a terceira parte foi escrita em 1944. O documento foi guardado num envelope selado e, posteriormente, entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício.

Esta foi apenas divulgada a 13 de maio de 2000, em Fátima, por ocasião da terceira visita do papa João Paulo II ao maior santuário mariano do país, na qual foram beatificados Francisco e Jacinta Marto.

A primeira parte do Segredo é a visão do Inferno. Da segunda parte do Segredo constam a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a profecia da conversão da Rússia.

Devido à demora da publicação do Terceiro Segredo de Fátima, várias especulações surgiram na Igreja e fora dela. Algumas referem uma guerra nuclear, do assassinato de um Papa, ou da substituição do Papa por um impostor.

A 13 de Maio de 2000, durante a sua visita a Portugal, o Papa João Paulo II, por meio de seu Secretário de Estado, Cardeal Angelo Sodano, divulgou o conteúdo da terceira parte do Segredo.

Segundo a interpretação da Santa Sé, “o segredo consiste numa visão profética, comparável às da Sagrada Escritura, que não descrevem de forma fotográfica os detalhes dos acontecimentos futuros, mas sintetizam e condensam sobre a mesma linha de fundo factos que se prolongam no tempo numa sucessão e duração não especificadas. Em consequência, a chave de leitura do texto só pode ser de carácter simbólico.”

Alguns fiéis católicos defendem que o terceiro segredo de Fátima não terá sido totalmente revelado.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Há no catolicismo institucional uma corrente macabra tenazmente apostada em acabar com o cristianismo – excluimos disto o Papa Francisco que é um verdadeiro senhor no pensamento e na ação e que todos nós gostararíamos de ter como irmão ou amigo – pois nem sequer se dão ao luxo de avaliarem mimimamente o que dizem. Então um Deus sumamente bom, ainda para mais omnipotente e omnisciente, dar-se-ia ao luxo de manter as pessoas suspensas de segredos e profecias, istó é, numa ansiedade permanente? Sinceramente, nós somos burros e não pretendemos alijar a condição; mas mais burro é quem nos toma por atrasados mentais porque um Deus sumamente bom – e se não for assim para nada nos serve – é transparência, é amor, é verdade, é comunicação, é um coração de portas abertas, é a revelação plena da bondade, da verdade e do bem e, portanto, não anda cá com segredos, com arquivos secretos no Vaticano nem mandava a virgem santíssima dar recados em Fátima, em la Salette ou em Lourdes (com todo o respeito e convicção que nos merce o simbolismo da virgem santíssima). Portanto, o terceiro segredo é uma atuarda pífia construída provavelmente por jusuitas para explorar a crendice imbecil do ze-povinho e ter fontes seguras de rendimentos. Pedimos a Deus que nos ajude, em companhia do papa francisco e todos aqueles que ao longo dos séculos soberam resistir ao catolicismo, mesmo quando tiveram de morrer queimados vivos, que nos ajude a voltar ao cristianismo dos tempos iniciais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.