Manter a disciplina é mais importante que encontrar a “dieta ideal”

urbanwoodswalker / Flickr

Uma equipa de investigadores canadianos pode causar agitação no “mercado das dietas” ao concluir que todas elas – desde a de Atkins aos Vigilantes do Peso, passando pela dieta de proteínas e muitas outras – têm resultados semelhantes, desde que seguidas com disciplina.

O estudo, divulgado na publicação científica da Associação Americana de Medicina, recomenda que quem quiser perder peso simplesmente escolha aquela que melhor se adapta ao seu estilo de vida – e se mantenha fiel à sua opção.

Reunindo dados de 48 testes clínicos, o estudo observou que todas as dietas cortaram calorias a um nível semelhante, o que pode explicar os resultados.

Os cientistas da Universidade de McMaster, em Ontário, e do Hospital do Instituto de Investigação de Doenças Infantis, em Toronto, analisaram dados de mais de 7.286 pessoas acima do peso que estavam de dieta.

O estudo mostrou que, após 12 meses, quem seguiu uma dieta com poucos hidratos de carbono e baixo nível de gordura perdeu em média 7,3 kg. Aqueles que seguiam uma dieta baixa em hidratos de carbono perderam um pouco mais de peso nos primeiros seis meses.

Mas “as diferenças entre as dietas foram pequenas e pouco significativas do ponto de vista de quem quer perder peso”, eles escreveram.

“Os nossos resultados devem servir para reassegurar os médicos e o público de que não há necessidade de escolher uma única dieta que funcione para todos, porque dietas diferentes parecem oferecer benefícios semelhantes na perda de peso”, diz o estudo.

“Os pacientes podem escolher, entre as dietas mais associadas à perda de peso, aquela que lhes oferece menos desafios.”

No entanto, o estudo não analisou os efeitos mais amplos de cada dieta sobre a saúde dos indivíduos, por exemplo, em termos de níveis de colesterol, que podem variar de acordo com a escolha.

“Certa para mim”

Susan Jebb, da Universidade de Oxford e conselheira do governo britânico para questões de obesidade, disse que as dietas eram mais semelhantes do que pareciam.

É mais uma questão de se manter fiel à dieta“, disse Jebb à BBC. “Isso provavelmente significa escolher a dieta certa para si, e não tentar encontrar a melhor dieta de todas.”

Os vegetarianos, por exemplo, teriam dificuldade em seguir dietas ricas em proteína e pobres em hidratos de carbono, enquanto as pessoas que vivem sozinhas se adaptariam mais facilmente a uma dieta baseada em líquidos do que aquelas que precisam cozinhar refeições para a família, exemplifica.

Jebb, que defende o corte na recomendação do consumo diário de calorias para 1,5 mil, reforça a importância de manter horários fixos para as refeições e aconselha evitar alimentos com grande teor de açúcar e gordura, como bolachas, bolos e chocolates.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.