Manifestantes tentam invadir Parlamento em Hong Kong

ansel.ma / Flickr

Polícias e manifestantes entraram em confronto em Hong Kong esta quarta-feira. Um pequeno grupo de cerca de 12 pessoas tentou invadir o Parlamento da região chinesa.

Os manifestantes usaram barricadas de metal para partir o vidro de uma porta lateral do edifício do Conselho Legislativo. A estação televisiva de Hong Kong TVB emitiu imagens em que se ouve um manifestante dizer “Parte [a porta] e entra”.

Cerca de uma centena de agentes da polícia usou gás pimenta e equipamento antimotim para combater os manifestantes, que agitavam chapéus-de-chuva, o símbolo do movimento.

As autoridades acabaram por deter quatro pessoas.

“A polícia condena veementemente os atos dos manifestantes, que perturbaram a ordem pública”, disse a polícia, em comunicado.

Os protestos a pedir eleições livres em Hong Kong tiveram início há cerca de dois meses. Há sete semanas que os manifestantes pró-democracia estão acampados em três principais zonas de Hong Kong, num protesto para exigir o sufrágio universal pleno no território.

A reivindicação é que o governo local pressione Pequim para revogar uma nova lei eleitoral, divulgada em agosto, que requer que os candidatos ao governo local sejam aprovados de antemão pelas autoridades centrais.

Na terça-feira, as autoridades avançaram para retirada das barricadas e os jovens não ofereceram resistência.

No entanto, a postura parece ter sido alterada esta quarta-feira. “Queremos que os protestos subam de tom. O Governo não respondeu às exigências dos manifestantes e dos residentes”, disse à TVB um manifestante que falava com a cara parcialmente tapada.

Os líderes estudantis reforçaram o seu compromisso com um movimento pacífico.

“[Violência] não é algo a que queiramos assistir. Apelamos aos ‘ocupantes’ que se mantenham pacíficos e fiéis aos princípios da não-violência e que sejam participantes responsáveis no movimento dos guarda-chuvas”, disse Lester Shum, da Federação de Estudantes de Hong Kong.

ZAP / Lusa / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.