/

Mangueira demasiado curta resolve um dos mistérios de Stonehenge

1

Uma mangueira demasiado curta permitiu a uma equipa de arqueólogos britânicos esclarecer um dos mistérios de Stonehenge. O antigo monumento realmente era circular.

Os arqueólogos examinaram o famoso sítio arqueológico depois de terem sido contactados pelo administrador do local, que percebeu que a relva estava ressequida ao longo de trincheiras circulares, marcando o formato original do monumento.

O responsável pela manutenção de Stonehenge, Tim Daw, conta que estava de pé, na trilha que circunda as rochas, a olhar para a relva junto às pedras, a pensar que devia comprar uma mangueira mais longa.

Foi então que percebeu que a relva estava mais ressequida nos locais em que arqueólogos tinham procurado, sem sucesso, as pedras que faltam na mística estrutura.

“Chamei um colega e ele também percebeu que isto poderia ser importante. Como não somos arqueólogos, chamámos os profissionais”, contou Daw à BBC.

A equipe tirou fotos aéreas e ficou provado que Stonehenge era, de facto, um círculo completo.

(dr) English Heritage

Vista aérea de Stonehenge

Vista aérea de Stonehenge

Trincheiras de 1901

Há muito tempo que os arqueólogos discutem se Stonehenge, um monumento erguido há 4 a 5 mil anos atrás, no período Neolítico, era um círculo completo ou intencionalmente construído na forma de semi-círculo.

Esta diferença pode influenciar as teorias que explicam a razão de ser da estrutura de pedra, junto à cidade de Salisbury, no sudoeste de Inglaterra.

Daw explica que as partes mais ressequidas, que indicavam o formato original do monumento, correspondiam a escavações arqueológicas documentadas, inclusive de duas trincheiras escavadas pelo engenheiro William Gowland em 1901.

O facto de as marcas na relva aparecerem nos locais em que as trincheiras existiam reforça a teoria de que assinalam áreas de terra removida.

As conclusões foram publicadas na revista especializada Antiquity. O estudo destaca que, embora Stonehenge seja um dos monumentos mais analisados do planeta, ainda guarda algumas surpresas.

Os cientistas dizem também que a descoberta ressalta a importância de uma monitorização contínua, por terra e pelo ar, do património arqueológico,

A English Heritage, organização britânica de defesa do património, diz que esta descoberta é “muito significativa”.

“Muita gente acha que nós já escavámos o sítio todo e que já sabemos tudo que se pode saber sobre Stonehenge. Mas na verdade, ainda há muita coisa que desconhecemos”, diz Susan Greaney, historiadora da organização.

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.