Mamíferos já existiam muito antes da extinção dos dinossauros

Investigadores encontraram dentes de mamíferos que provam que estas espécies já existiam muito antes da extinção dos dinossauros.

Um estudo conduzido pelas universidades de Chicago e Southampton, nos Estados Unidos, identificou centenas de fósseis de dentes de mamíferos que provam que estes animais viveram muito antes da extinção dos dinossauros.

De acordo com a BBC, os fósseis encontrados pelos investigadores mostram que estes mamíferos viveram entre dez e vinte milhões de anos antes dessa extinção em massa.

Desta forma, o novo estudo contraria a teoria de que foi a extinção dos dinossauros, há 66 milhões de anos, que permitiu o desenvolvimento dos mamíferos.

“A visão tradicional mostra que os mamíferos eram oprimidos pelo sucesso dos dinossauros, e que não se desenvolveram até depois dessa extinção acontecer”, afirma Elis Newham, co-autor da investigação.

Mas o estudo, agora publicado no Proceedings of the Royal Society B., revela que o grande número de fósseis encontrados, incluindo alguns com cascos e do tamanho de cães, mostram uma maior diversidade de espécies do que se pensava inicialmente.

Outra conclusão dos investigadores é que, em vez de terem tirado vantagem da extinção dos dinossauros, estes mamíferos também sofreram bastante com o impacto do asteroide que acabou com mais da metade da vida na Terra.

“Os tipos de sobreviventes que conseguiram chegar ao fim da extinção, que aconteceu há 66 milhões de anos, podem ser indicativos de quais vão ser aqueles que vão sobreviver aos próximos cem ou mil anos”, explica David Grossnickle, principal autor do estudo.

ZAP / Hypescience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.