/

Mais de um milhão de escoceses disse sim à independência

YesScotland

-

Mais de um milhão de eleitores inscritos escoceses assinaram uma declaração a favor da independência da Escócia, divulgou esta sexta-feira a campanha Yes Scotland, a favor da secessão da região do Reino Unido.

Em maio de 2012, durante o lançamento da campanha do “Sim”, o primeiro-ministro escocês, o nacionalista Alex Salmond, garantiu que se conseguisse o apoio de mais de um milhão de eleitores antes do referendo, agendado para 18 de setembro deste ano, a Escócia seria no futuro um país independente.

O número de eleitores inscritos no recenseamento para a consulta pública ronda os 4,3 milhões e o Governo nacionalista acredita que a participação vai atingir os 80%, ou seja, cerca de 3,36 milhões de eleitores.

Para o responsável da campanha Yes Scotland, Blair Jenkins, o facto de 1.001.186 pessoas terem assinado esta declaração é um grande incentivo, uma vez que acontece cerca de um mês antes da realização do referendo.

Mas as mais recentes sondagens revelam que há mais opositores à independência do que apoiantes da secessão.

A última sondagem, publicada na segunda-feira pelo diário britânico The Times, revelou que 57% dos escoceses são contra o processo de independência, enquanto 43% apoiam a secessão da região.

A diferença entre as duas facções é ampliada quando incluídos os eleitores indecisos: cerca de 38% dos inquiridos afirmou ser a favor da independência, 51% contra e 11% assegurou que não sabe como vai votar. Esta sondagem foi realizada entre os dias 12 e 15 de agosto e contou com uma amostra de mil pessoas.

Todos os escoceses com mais de 16 anos podem votar no referendo, cujo resultado será vinculativo.

YesScotland / Facebook

-

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.